sábado, 6 de novembro de 2010

Liga Adelante: Bétis em alta

Mesmo com a perda de Sergio García para o Espanyol, o Bétis tem o melhor ataque e retorno para a Liga BBVA é questão de tempo (getty images)

Se na temporada passada o Real Bétis ficou no quase após um início de temporada fraco e, com os mesmos 71 pontos de Hércules e Levante, não conseguiu o acesso à Liga BBVA, a tônica desta temporada é diferente: líder isolado da competição com 25 pontos, melhor ataque e a melhor defesa, o time de Pepe Mel já dá passos largos rumo à primeira divisão espanhola. Fazendo uma rápida comparação com a campanha da temporada anterior, os verdiblancos mostram-se um time bem superior àquele. Prova maior disso é lembrar que, na temporada passada, o time andaluz terminou o primeiro turno com apenas 30 pontos, cinco a menos do que tem hoje, na liderança da Liga Adelante e com apenas 10 rodadas. Nessas 10 rodadas, o Bétis venceu oito vezes, empatou uma e só perdeu uma única vez, para o Albacete na sétima rodada.

Internamente, a equipe também passou por mudanças. O Conselho Administrativo do clube verde passou por reformas e Rodríguez Sacristán comprou as ações do clube, passando a ser o novo presidente, em substituição a Pepe León (o Bétis é um clube empresa, ou seja, Pepe León só iria embora se alguém comprasse as ações do clube). Nomes como o de Joaquín Zulategui, Luis Rementería e Juan Carlos Roldán também passaram a integrar o Conselho do clube. O estádio do clube também mudou de nome, passando a se chamar Benito Villamarín, denominação que teve antes de 1997, após uma votação de sócios. O nome Benito Villamarín obteve 6.107 votos, que preferiram esta denominação à Heliópolis (2786) e Cidade do Betis (655). O estádio do Bétis já se chamou Benito Villamarín, antes de ser rebatizado em 1997 com o nome daquele que foi presidente e acionista majoritário na época, Manuel Ruíz de Lopera. Benito Villamarín, falecido em 1966, foi presidente do clube entre 1955 e 1965.

À exceção do Bétis, não está fácil apostar em que equipes irão subir para a Liga BBVA nesta temporada. Geralmente, a Liga Adelante é uma competição extremamente nivelada, mas a atual edição está se desenvolvendo de maneira bastante peculiar: a diferença de pontos entre o Valladolid, 6º colocado e último classificado para os play-offs, para o Huesca, 18º e primeiro acima da zona de rebaixamentos, é de apenas seis pontos. Isso sem falar que a Ponferradina, 19ª colocada e primeira da zona de rebaixamento, está a apenas 7 pontos da equipe pucelana. A tônica do torneio é a incostância. A irregularidade de equipes que lutariam para subir, como Recreativo, Numancia, Tenerife e Gimnàstic, contrasta com a campanha acima da média de alguns times que há algum tempo não sonhavam em jogar a Liga BBVA, como Rayo Vallecano, Granada, Las Palmas e Cartagena.

Voltando a ser feliz

A torcida do Celta Vigo voltou a lotar o Balaídos e o time nunca esteve tão próximo de retornar à elite do futebol espanhol (eldesmarque)

Hoje, fora o Bétis, quem estaria classificado diretamente para a próxima Liga BBVA seria o Celta Vigo (o sistema de classificação mudou. A partir desta temporada os 2 primeiros sobem e do 3º ao 6º jogam play-offs). Caso confirme a classificação, o time de Balaídos voltaria a jogar a Liga BBVA desde 2006-07. Após a 12ª colocação na temporada anterior, os celestes, desta vez, já brigam por título. Após manter a liderança nas primeiras cinco rodadas, o time do técnico Paco Herrera parece ter chegado, em tão pouco tempo, a má fase. Com um time jovem - média de idade de apenas 22 anos - os célticos somaram nas últimas três rodadas apenas três pontos - empataram três vezes - e viram o Bétis confirmar o favoritismo e abrir quatro pontos de diferença. Neste domingo, a equipe da Galícia faz o seu jogo de maior importância neste primeiro semestre: no Balaídos, o Celta receberá o Bétis tentando diminuir a vantagem dos verdiblancos. A torcida celeste sabe mais do que nunca da importância desta partida: com todos os ingressos já vendidos, o estádio registrou sua melhor venda de ingressos desde junho de 2009, quando o Celta jogara para não cair à Segunda B. Esperam-se 31.820 espectadores para o estádio que só comporta 32.50.

E o que dizer da campanha do Barcelona B? A filial do clube blaugrana não vive uma fase tão boa desde que conseguiu o acesso à Segunda B em 2007-08, no time que era treinado por Josep Guardiola. A campanha dos comandados de Luis Enrique é histórica: nunca na história da filial, o time brigou pelas pontas. Apesar de não poder jogar a Liga BBVA (apenas se o Barcelona for rebaixado - coisa que, convenhamos, é muito difícil) o discurso de Luis Enrique é continuar jogando da mesma maneira. Na quarta posição, o duelo desta rodada é bastante atrativo: os azulgrenás enfrentarão, no Mini Estadí, o Villarreal B, no duelo da únicas filiais nesta edição da Liga Adelante. Porém, ao contrário dos rivais da Catalunha, a realidade é outra: na 16ª colocação com 13 pontos, o Submarino Amarelo se encontra a 4 do descenso.

A de se destacar o lance que chocou o mundo. Duas rodadas atrás, no jogo entre Bétis x Salamanca, o meia Miguel García, do Salamanca, teve uma parada cardíaca dentro de campo (ver vídeo), ficou desacordado e foi salvo pelos médicos do clube com o uso de um desfibrilador. Alguns atletas chegaram a chorar achando que o coleta estava morto. Apesar de salvo, o meio-campista não poderá voltar a jogar futebol. A informação foi dada por médicos que atenderam o atleta e divulgada pela emissora BBC. De acordo com o último boletim médico, García poderá deixar a UTI do Hospital Clínico Universitário, onde foi internado, na próxima terça-feira.

Quem encabeça a zona de rebaixamento e é a grande decepção é a Ponferradina. Os blanquiazules foi a equipe que mais trouxe jogadores da Liga BBVA no mercado, mas sucumbe diante de uma nova oportunidade de disputar a Liga Adelante. Com um time recheado de jogadores experientes que poderiam fazer com que o clube ficasse pelo menos no meio da tabela, nada deu certo para os ponfe, que devem retornar para a Segunda B.

A partir de agora, o Quatro Tiempos trará uma coluna mensal sobre a Liga Adelante.

Um comentário:

  1. muito bom Victor!

    espero que o Bétis suba para termos mais um derby na liga espanhola

    abraços!

    ResponderExcluir