segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

21ª rodada: Em queda livre

Enquanto Juanfra lamenta, Güiza comemora. Na volta de Luis García ao Ciutat de Valencia, sua atual equipe, Getafe, jogou um balde de água fria no Levante (getty images)

Levante 1x2 Getafe
Estava claro que o desempenho dos levantinos na primeira metade da temporada seria muito difícil de se repetir na segunda. Um elenco curto e de idade (média de 31 anos) tinha que pagar o preço ao longo da temporada. As lesões apareceram, e com elas o time caiu de produção. Foram eliminados da Copa do Rei pelo rival Valencia e já acumulam três derrotas e um empate nos últimos quatro jogos. Desta vez perderam do Getafe em casa e sem muita chance, dado que perdiam por 2-0 até o último minuto do jogo, quando marcaram um de pênalti. A contratação de Oscar Serrano, mais um ‘idoso’ que vem do Racing depois de sérios problemas no joelho, não parece que seja a solução para esta temporada, que começou muito bem, mas será muito longa para o Levante.

Villarreal 0x0 Barcelona
E já são sete pontos de vantagem para o Real Madrid, que apesar de não conseguir superar o rival nos confrontos diretos, está aproveitando a má temporada do Barcelona fora de casa. Com o empate em Villarreal, já são seis neste campeonato, e uma derrota, números fracos para uma equipe tão bem entrosada. A primeira parte do Barcelona no sábado foi péssima. Evidentemente as lesões estão tendo um forte impacto na qualidade do jogo, e nem sempre Messi consegue resolver as partidas sozinho. O cansaço acumulado depois de tantos jogos, especialmente contra o Real Madrid, que fisicamente é muito forte, está aparecendo nestas partidas que teoricamente deveriam ser mais tranquilas para os catalães, nas quais a falta de energia está ficando mais aparente.

Real Madrid 4x1 Zaragoza
Mais uma vitória tranquila do campeão de inverno, neste caso contra o lanterna Zaragoza com aplausos para Cristiano Ronaldo, que havia sido vaiado no final do ano pela torcida madridista, e que viu seu esforço dos últimos jogos recompensado pelo público. Finalmente o gajo jogou bem contra o Barcelona e mostrou uma enorme capacidade de sacrifício nas partidas contra Mallorca e Zaragoza, fazendo gols em todos os jogos. Estas relações de amor-ódio são normais no Bernabéu, que já vaiou quase todos seus grandes ídolos em momentos específicos das suas carreiras. Ronaldo passou por um momento difícil e como o Real Madrid agora recupera o ânimo depois da derrota na Copa do Rei, aumentando a vantagem sobre o Barcelona e se reconciliando com a arquibancada do Bernabéu. Vale a pena mencionar a Mesut Özil, que também voltou a sua melhor forma e jogou muita bola no último mês. Quando ele está inspirado, o Real Madrid é uma equipe diferente.

Espanyol 1x0 Mallorca
O Espanyol venceu com a ajuda do goleiro mallorquín Aouate, que, após falhar no meio da semana contra o Athletic Bilbao, deu um gol de presente para os péricos, e do árbitro, que devia ter marcado pênalti contra eles perto do fim do jogo. Em qualquer caso, é impressionante o que o treinador argentino Mauricio Pochettino está fazendo com a ‘outra’ equipe de Barcelona, sem atacantes (os três melhores estão machucados) e com muitos jovens inexperientes no elenco. Hoje, os blanquiazules anunciaram a contratação do artilheiro Kalu Uche, que jogou muitos anos no campeonato espanhol e que estava no Neuchatel suíço, e do brasileiro Phillippe Coutinho, tratado como novo Zico no Cornellà. Será uma boa ajuda para a segunda metade do campeonato, para ver se conseguem se manter em posições que dão acesso às competições europeias.

Rayo Vallecano 2x3 Athletic Bilbao
Demorou metade da temporada para que os jogadores bilbainos entendessem o que seu treinador queria deles, mas agora parece que o Athletic está a toda potência. Já se classificou para as semifinais da Copa, nas quais tem apenas o "teoricamente fácil" Mirandés no caminho para a final. E depois da vitória do sábado em Vallecas, com três gols do artilheiro Fernando Llorente, que ratifica a volta da boa fase, a equipe basca está a só dois pontos da vaga de Champions League que ocupa o Levante. Dado que a equipe é jovem, o final de temporada pode ser muito melhor do que o começo, com maior entrosamento.

Bétis 1x2 Granada
Três derrotas consecutivas custaram o emprego ao excelente treinador Fabriciano González, que tinha levado o Granada da Segunda Divisão B à elite em apenas duas temporadas. Os granadinos contrataram o Abel Resino, goleiro lendário do Atlético de Madrid que até agora teve passagens curtas por vários clubes na sua carreira como treinador. O primeiro jogo do Granada com Abel no banco foi excelente, tanto que os granadinos venceram com facilidade um rival teoricamente mais forte fora de casa. O Betis, que tinha jogado muito bem no Camp Nou e também no dérbi sevillano, foi surpreendido pela força e agressividade do Granada, que foi muito superior no gramado. Veremos se conseguem manter essa força toda.

Real Sociedad 5x1 Sporting Gijón
Há quase três semanas, cheguei a apontar que a Real Sociedad tinha um futebol vistoso, de primeiro divisão. Um dia após o texto, o Mallorca (que não tem atacantes) fez seis gols nos txuri-urdins. Tiveram uma fase péssima e de repente marcam cinco gols contra o Sporting, dois nos primeiros três minutos e mais dois nos últimos três. Griezmann parece ter voltado ao seu melhor nível, enquanto o exigente público de San Sebastián reduziu sua pressão sobre o técnico francês Philippe Mountanier. Os problemas ficam do lado do Sporting, em posição de rebaixamento e com um elenco jovem que cada vez sente mais a tensão da Liga BBVA.

Racing Santander 2x2 Valencia
O Valencia parecia ter a partida ganha contra o fraco Racing, mas um gol no finalzinho deu o empate aos cantabrianos. O jogo foi muito mais duro do que se esperava, com vários lesionados e brigas sem parar durante os 90 minutos. Aduriz, que estava contando pouco com a confiança de Unai Emery, marcou dois gols saindo do banco, mas mesmo assim e com a recuperação do argentino Piatti, que finalmente está jogando bola, o Valencia não conseguiu vencer e segue sem aproveitar as dificuldades do Barcelona longe do Camp Nou. Ambos times vão competir por uma vaga na final da Copa do Rei nas próximas semanas, em jogos que devem muito interessantes.

Málaga 2x1 Sevilla
Pellegrinni estava em situação complicada depois de nove jogos sem vencer, mas o Málaga e seu técnico chileno ganharam tempo com a sofrida vitória sobre o Sevilla. Algumas das estrelas dos blanquiazules, que passaram quase dois meses sumidos, apareceram para derrotar o rival regional e deixar os sevillistas, que ficam na metade inferior da tabela, bem preocupados. Mesmo assim, as expectativas sobre a campanha do Málaga estão longe de serem cumpridas, com tanta despesa em jogadores e contratações que, pelo menos no papel, pareciam excelentes.

Osasuna 0x1 Atlético de Madrid
Mais uma vitória fora de casa do Atlético, neste caso no complicado estádio Reyno de Navarra frente ao Osasuna. Não foi uma vitória tão impressionante como o 4 x 0 em San Sebastián, mas em qualquer caso os rojiblancos seguem com a sequência excelente de resultados desde que Simeone chegou ao clube, ficando pertinho das vagas para a Liga dos Campeões, que tão longe pareciam um mês e meio atrás. Pela primeira vez desde 1996/97, um treinador estreia no Atlético sem sofrer gols nos quatro primeiros jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário