terça-feira, 10 de janeiro de 2012

18ª rodada: Reencontro com o bom futebol

O Villarreal não venceu, mas o futebol mostrado no primeiro jogo no ano animou (AP Photos)

Villarreal 2x2 Valencia
O Villarreal jogou muito bem durante um tempo e conseguiu encurralar o Valencia e marcar duas vezes. Molina estreou escalando o óbvio: 4-4-2 na forma de um quadrado, com Cani e Borja Valero abertos pelos flancos. Opção confiável. Cani voltou a jogar bem, como ainda não havia feito na atual temporada, e Valero segue regular. Na frente Nilmar deu trabalho à zaga ché e Rúben marcou um belo gol. No segundo tempo, entretanto, o jogo foi mais parelho em relação aos primeiros quarenta e cinco minutos e o Valencia conseguiu achar um gol nos minutos finais com Aduriz, após falha de Gonzalo. Os três pontos não veio, mas a esperança de um 2012 melhor é plausível no ambiente amarillo, que, paradoxalmente ao futebol demonstrado no dérbi, entrou na zona de rebaixamento pelos resultados desfavoráveis na rodada.

Espanyol 1x1 Barcelona
O dérbi de Barcelona foi mais uma vez o dérbi de Maurício Pochettino. Se Guardiola leva a melhor sobre a maioria dos técnicos em confrontos, tem o treinador périco como uma pedra no sapato. Mais uma vez, o argentino conseguiu deter o Barcelona. Armou uma tática interessante, de pressão constante no meio-campo, e conseguiu tirar dois pontos cruciais do rival regional. O promissor Álvaro Vázquez marcou o gol que fez jus à partida nos minutos finais. Messi, muito bem marcado, fez uma partida horrível, assim como Sánchez, que desperdiçou muitos gols, no lado azulgrená. Fàbregas e Daniel Alves foram os mais lúcidos. Notável, no lado blanquiazul, a partida de Sergio García, que deu bastante trabalho a Piqué e Puyol.

Real Madrid 5x1 Granada
O Granada chegou a se iludir. Mikel Rico marcou o gol de empate logo após o tento de Benzema e, num período de dez minutos, os andaluzes mandaram na partida. Mas só foi Sergio Ramos marcar de cabeça o gol de desempate para o jogo fluir. Tudo conspirou a favor dos merengues: Benzema voltou a marcar, ratificando a excelente fase, a zaga se ajustou e não passou perigo no segundo tempo e Özil jogou muito bem. Talvez a melhor notícia. Foram três assistências que podem elevar a moral do turco-alemão. O ponto negativo foi o, quem diria, o gol de Cristiano Ronaldo, que não comemorou e foi criticado pela imprensa espanhola.

Málaga 0x0 Atlético de Madrid
Como no caso do Villarreal, o mesmo se aplica ao Atlético. Na estreia de Simeone, vimos uma equipe séria, centrada e bem no que propôs a fazer. A partida muito aberta foi uma das melhores da rodada. Ofensiva, as duas equipes jogaram para frente; mas, ironicamente, não fizeram o mais importante, gol. O Málaga dominou o segundo tempo e tem o que lamentar, pelo fato de ter jogado duas bolas na trave. Atrevido, tiveram chances reais com Isco e Rondón. Uma boa imagem antes da partida decisiva de logo mais contra o Real Madrid. Por sua vez, o Atlético de Madrid mostrou uma faceta diferente. Demasiadamente sério, incorporaram o melhor Simeone. Com disposição, brigaram por todas as bolas e o empate pode ser comemorado. Demasiadamente sério, as esperanças de um futuro melhor são grandes em Manzanares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário