terça-feira, 24 de janeiro de 2012

1ª rodada*: Sul-americanos em alta

Na rodada dos sul-americanos, Messi anotou três gols e Alexis Sánchez, um (getty images)

Málaga 1x4 Barcelona
Poupando Xavi, Fàbregas e Puyol para o jogo da volta contra o Real Madrid, Guardiola apostou nas titularidades de Thiago e Adriano. E a dupla aproveitou a chance dada pelo treinador. Thiago, na ausência de Xavi, fez a bola correr no meio-campo e Adriano, jogando mais avançado, mostrou contundência no lado esquerdo. O novo posicionamento do brasileiro é mais um acerto de Guardiola, que usa o (ex) lateral à Pedro. Messi, mais uma vez, foi o grande destaque: inspirado, marcou três, naquela que, talvez, foi sua melhor partida na temporada. Na vigília para o superclássico, La Pulga vem forte para encarar o rival da capital. Enquanto isso, o Málaga segue mal em 2012: até agora, cinco jogos e nenhuma vitória. A Liga dos Campeões, sonho desejado no início da temporada, começa a se distanciar.

Real Madrid 4x1 Athletic Bilbao
O gol de Llorente aos 12 minutos assustou e ligou o alarme merengue. Nada que abalasse a energia da equipe, que deu a volta por cima, empatou 12 minutos depois com Marcelo e, no final, goleou os bascos. A equipe de Marcelo Bielsa tem o que lamentar: com o placar a favor, De Marcos perdeu um gol incrível e, quando estava um a um, Llorente desperdiçou frente a Casillas um chute de esquerda que saiu todo torto. Destaque para as boas partidas de Özil, que ratifica a cada rodada que em 2012 pretende dar a volta por cima, e Kaká, que sofreu o pênalti convertido por Cristiano Ronaldo, decretando a virada blanca. A dupla conquistou pontos com Mourinho que pretende escalá-los como titular no Camp Nou.

Bétis 1x1 Sevilla
Terminou empatado o dérbi mais quente do futebol espanhol. Três anos depois, Bétis e Sevilla voltaram a disputar o dérbi da cidade de Sevilha. Não faltou nada no Benito Villamarín. Teve emoção, polêmica e, acima de tudo, futebol. Ingredientes necessários para um bom dérbi. Em campo, um jogo aberto e um resultado justo. Precisando da vitória, o Sevilla veio ofensivo no 4-2-3-1. Reyes, que havia dito antes da partida que estava emocionado em disputar o dérbi, se destacou pelo lado sevillista ao lado de Jesus Navas, que infernizou a vida de Nacho González na direita. Foi um Sevilla valente, que, mesmo com um a menos graças a expulsão de Fazio, não parou de atacar em prol de recuar.

Real Sociedad 0x4 Atlético de Madrid
Quando visitaram o Anoeta, Real Madrid e Barcelona sofreram. Enquanto os blancos venceram por apenas 1 x 0, os azulgrenás viram uma equipe guerreira ir buscar um empate de 2 x 2 após estar perdendo por dois gols de diferença. Paralelamente aos gigantes, o Atlético de Madrid, uma nova equipe neste início de gestão de Simeone, não encontrou dificuldades no campo txuri-urdin. Pelo contrário. A primeira vitória rojiblanca fora do Vicente Calderón na temporada saiu com extrema facilidade. Falcão García brilhou, com hat-trick, Diego domou o meio-campo e Adrián foi mais uma vez o motor. À nível defensivo, o Atléti fez novamente uma grande partida. Godín, Miranda, Juanfran e Filipe Luís não permitiram à Real Sociedad criar ocasiões.

Villarreal 3x0 Sporting Gijón
Dois meses depois, o Villarreal voltou a comemorar uma vitória. E o fez com estilo. Um 3 x 0 para elevar a moral dos amarillos, que saem da zona de rebaixamento e provam que a postura com Molina é outra. Ironicamente, o Villarreal não sentiu a falta de Nilmar. Borja Valero, melhor da equipe da temporada, foi o homem da partida por mais uma vez e Marco Rúben brilhou na frente. O 4-4-2 que, há um ano, tinha Rossi e Nilmar, contra o Gijón teve Rúben e um esforçado Joselu.

*Lembram da greve no início da temporada que adiou a primeira rodada? Pois bem, foram disputados no final de semana passado os jogos referentes à rodada 1. A 20ª rodada, por sua vez, será disputada apenas em maio.

Seleção da rodada
Casto (Bétis); Juanfran (Atlético de Madrid), Ramis (Mallorca), Sergio Ramos (Real Madrid), Marcelo (Real Madrid); Beñat (Bétis), Borja Valero (Villarreal), Özil (Real Madrid), Iniesta (Barcelona); Falcão García (Atlético de Madrid), Messi (Barcelona).

Nenhum comentário:

Postar um comentário