quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Meio termo

 Agüero vs. Real Madrid: à época de Atlético, o argentino marcava, mas não vencia (getty images)

Não foi a melhor tarde para os espanhóis, mas também não foi a pior. É razoável dizer que somente o Barcelona saiu satisfeito do sorteio dos grupos da Liga dos Campeões. Também cabeça de chave, o Real Madrid terá que trabalhar para não sofrer sustos. Málaga e Valencia, por suas vezes, não esperavam facilidade mesmo, e caíram em grupos traiçoeiros. Acompanhem.

Grupo C: Milan, Zenit, Anderlecht, Málaga. A primeira experiência do Málaga na Liga dos Campeões será bastante trabalhosa. Os blanquiazules, no pote 4, terão dificuldades no grupo de campeões nacionais como Zenit e Anderlecth e do poderoso Milan, que, mesmo enfraquecido em relação aos outros anos, ainda possui elenco superior as demais equipes. O Málaga, se quiser sonhar em avançar de fase, precisará jogar com agressividade, fazer a lição de casa nos três jogos que fará em La Rosaleda e atuar com paciência na Rússia, Bélgica e Itália. Se possível, ainda que seja difícil, tirar pontos do Milan na Andaluzia. Sonhar é possível. Palpite: termina em segundo lugar.

Grupo D: Real Madrid, Manchester City, Ajax, Borussia Dortmund. O grupo da morte. Ainda que seja a mais forte equipe do grupo, o Real Madrid terá trabalho. O palpite do colunista é a primeira posição ao time de José Mourinho, mas as partidas contra Borussia e Manchester City exigirão um certo desgaste. Até porque a dupla, que foram as decepções da Liga dos Campeões 11/12 ao caírem na fase de grupos, estão mais experientes em âmbito europeu e podem complicar. Para um setor defensivo tão carente neste início de temporada, enfrentar Silva, Agüero, Tévez, Nasri e Reus, Götze e Lewandowski pode complicar. Destaque para o reencontro de José Mourinho com Mário Balotelli. Palpite: termina em primeiro lugar.

Grupo F: Bayern de Munich, Valencia, Lille, Bate Borisov. A briga mais relevante deste grupo será a pelo segundo lugar entre franceses e espanhóis. O Bayern é extremamente superior a Lille, Valencia e Bate e não terá trabalho para conquistar o título desta chave. Por outro lado, a briga do Valencia é tão igual à da temporada passada, quando caiu na fase de grupos ao perder a disputa pelo segundo lugar com o Bayer Leverkusen. Em tese, o Lille é um adversário mais fraco do que o Leverkusen, mas os blanquinegros precisarão entrar em campo concentrados. O que não pode acontecer é perder pontos para a equipe mais fraca, o Bate, assim como na temporada passada, quando perdeu na Bélgica para o Racing Genk. Palpite: termina em segundo lugar.

Grupo G: Barcelona, Benfica, Spartak Moscou, Celtic. Assim como nos últimos anos, o Barcelona novamente encontra um grupo bastante acessível na primeira fase. O grupo parece ainda mais simples que o de 2011/2012, quando o Barcelona teve de enfrentar Milan, Bate e Viktoria Pilsen. Dessa vez, não há um gigante como os rossoneros. Por outro lado, Benfica e Celtic, adversários de mata-mata de LC em temporadas passadas, prometem dificultar a vida barcelonista no Estádio da Luz e no Celtic Park, respectivamente. Vale a história do confronto com os portugueses, campeões da Copa dos Campeões ante os blaugranas em 61. Palpite: termina em primeiro

Todos sobrevivem
Além do quarteto da Champions, a Espanha emplacou todos os representantes na fase de grupos da Liga Europa. Athletic Bilbao e Levante passaram, respectivamente, por Helsinki e Motherwell. Além disso, por ser o atual campeão, o Atlético de Madrid já havia garantido presença anteriormente. A por ellos!

Atualização, sexta-feira, 31/08, às 10h47.
O sorteio da Uefa colocou os espanhóis em chaves acessíveis na Liga Europa. Em manhã movimentada pelo última dia do mercado europeu, Atlético de Madrid, Athletic Bilbao e Levante irão encarar, respectivamente, Apoel, Viktória Pilsen, Coimbra; Lyon, Sparta Praga, Apoel Kiryat; Twente, Hannover 96, Heisinborgs. Os granotes terão dificuldades, mas têm tudo para avançarem.

3 comentários:

  1. Mais uma vez a Espanha ganhando um título internaconal, que fase hem. Quando não ganha, é vice de alguma competição.
    Na temporada passada, duas equipes espanholas na final da Europa League, na retrasada o Villarreal como vice, Barcelona ganhando a Liga dos Campeões e a Supercopa na temporada passada, fora o Mundial contra o Santos.
    E os técnicos argentinos surpreendendo, primeiro o Bielsa fazendo um trabalho fantástico numa equipe que era considerada limitada como o Athletic Club, agora o Simeone no Atlético (que como jogador, sempre achei um dos mais desleais que eu já vi jogar)mas como técnico, fazendo um trabalho muito bom mesmo.
    E Falcão Garcia, fantástico (Villas-Boas deve estar pensando: "se ele estivesse no Chelsea eu não teria sido demitido").
    Tenho certeza, onde será muito grato se repetir, as equipes espanholas ganhando ou chegando nas finais dessas competições.

    ResponderExcluir
  2. Os clubes espanhóis levam mais a sério a Liga Europa, por isso volta e meia chegam à final e conquistam a taça. Clubes italianos e ingleses deveriam repensar na ideia de deixar a LE em segundo plano, até porque, principalmente no caso da Itália, ajuda no coeficiente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Victor, a Liga Europa é um bom retorno para as equipe médias e grandes tbm, pq a antiga Copa UEFA, ficou bem 'encorpada' e ficou semelhante pra não dizer igual a Liga dos Campeões. Ingleses, italianos, e até alemães, franceses e portugueses deveriam investir mais.
      Aqui no Brasil os clubes brasileiros não fazem uma preparação descente para a Copa Sulamericana, algo similar nesse caso.
      Minhas expecttivas nessa temporada são: o Athletic Bilbao (time que dá gosto de ver jogar), Atlético de Madri, por ter uma equipe muito boa (Diego Simeone pode no futuro para uam outra equipe grande, devido ao bom trabalho) o Levante pode surpreender e chegar numa boa posição na Europa League, assim como Getafe fez qdo Laudrup era o treinador.
      Vamos aguardar, os espanhois qdo chegam nas finais de competições, incluí-se aí a seleção espanhola, enriquecem qualquer torneio.

      Abraço.

      Excluir