domingo, 5 de agosto de 2012

Ele é o cara

 Llorente não decidiu seu futuro e a torcida do Athletic Bilbao começa a mostrar destemperamento (getty images)

Fernando Llorente é um dos protagonistas do mercado na Espanha. E não é difícil entender por quê. Com mais um ano de contrato, ele está satisfeito no Athletic Bilbao, mas as consequentes embromações na hora de firmar a renovação começam a ganhar contornos de insatisfação, pelo menos na teoria. A imprensa, tão quanto sensacionalista, não demorou a tratar esse episódio como novela. Na última quinta-feira, os bascos Bilbao estrearam na fase preliminar da Liga Europa com vitória ante o Slovan por 3x1. Llorente atuou por 73 minutos e saiu sob vaias de boa parte da torcida, que mostra impaciência com seu principal jogador.

A relação torcida-jogador no Athletic Bilbao sempre foi a melhor possível. Muito porque os jogadores bascos abraçam a causa do clube de só aceitar nascidos ou descendentes do País Basco. Para um clube tirar um jogador que se destaca no Athletic a proposta tem que ser bastante convincente (o exemplo de Javi Martínez está aí). Mas a possibilidade dos Leones perderem sua estrela sem compensação financeira em 2013 é o ponto-chave da história porque derruba o preço dele. Os torcedores têm motivos para mostrarem desconfiança. Nas duas temporadas anteriores, Real Madrid, Liverpool, Tottenham e Arsenal tentaram levar El Rey León, mas receberam um não do jogador. Hoje, seu silêncio quando perguntado do futuro e a falta de acordo com os diretores dão razão ao destemperamento dos aficionados.

O culebrón tende a não ter solução a curto prazo. Enquanto o clube garante que o esforço realizado para uma oferta definitiva é mais que suficiente, o jogador continua sem decidir seu futuro. O Marca fala em mais de quatro milhões de euros por temporada no novo contrato, embora o vice-presidente José Ángel Corres negue. Por outro lado, a cada declaração Llorente demonstra gratidão pelo clube que o criou. Suas manifestações deixam claro que ele quer mesmo é seguir em Lezama, mas recebendo seu real valor. Até há pouco, Llorente não tinha status para reclamar. No entanto, a enorme evolução nas últimas três temporadas dá voz ao centroavante e dor de cabeça a diretoria.

No mercado interno, Real Madrid e Barcelona mostraram interesse. Quando Tito Vilanova foi apresentado como novo treinador dos azulgrenás, as especulações de que ele queria um centroavante para cenários semelhantes ao dos confrontos contra o Chelsea, quando a equipe sentiu a falta de um homem de área, foram enormes. Llorente seria uma alternativa a Messi, que é titular justamente na única posição onde o Rei Leão atua. Pensar em Messi deslocado à ponta direita novamente ou o basco atuando em uma das pontas é algo inimaginável. Ao blancos, pode brigar por titularidade com Benzema e Higuaín. Llorente tem uma característica que Mourinho admira em seus jogadores: a movimentação. O camisa 18 não fica somente preso na área, saindo para fazer tabelas e abrindo espaços para inflitrações dos homens de meio-campo.

Mas, se há um time que realmente precisa dele, este é o Athletic Bilbao. Os Leones repatriaram Aduriz, mas sua irregularidade não "serve" para os momentos decisivos. Apesar da idolatria da torcida por Toquero, no fundo todos sabem que ele é limitado tecnicamente. Na temporada passada, Marcelo Bielsa chegou a improvisar Susaeta de falso nove, numa ação que naufragou em campo. Assim, não será tão surpreendente se, mesmo contrariado, Llorente ficar mais um ano no San Mamés, com o clube assumindo o risco de perdê-lo de graça em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário