terça-feira, 21 de agosto de 2012

Dias de luta, dias de glória

 Fabrice Olinga, de 16 anos, deu a vitória ao Málaga em seu primeiro jogo pelo clube blanquiazul (El Desmarque)

O destino, segundo dados do Wikipédia, é geralmente concebido como uma sucessão inevitável de acontecimentos relacionada a uma possível ordem cósmica. Portanto, segundo essa concepção, o destino conduz a vida de acordo com uma ordem natural, da qual nada que existe pode escapar. Concepção antiga, é presente em algumas mitologias, como, por exemplo, na mitologia grega, através das Moiras, mas também em correntes filosóficas, como é o caso do fatalismo. Muitas vezes, vários episódios do futebol foram atribuídos ao destino. E ele apareceu mais um vez nesse final de semana.

No jogo de abertura da Liga BBVA 12/13, o Málaga foi a Vigo visitar o Celta no Balaídos. Os blanquizules, cheios de ponto de interrogações para responderem, não atuaram bem. Foram pressionados pelos celestes, que tomaram a iniciativa desde o começo do jogo, e sentiram a falta de Cazorla e Rondón na frente. Improvisado como falso nove, Sebá pouco apareceu e mostrou que ainda não está adaptado à nova função. Pellegrini sabe que precisa de um atacante de ofício caso queira disputar vaga em alguma competição europeia e ir mais longe na Uefa Champions League*. O fato de ter barrado Juanmi, único nove de ofício do elenco, só prova que ele não tem confiança no garoto. As especulações sobre Saviola fazem sentindo. De acordo com o Málaga, só falta o "ok" do argentino.

No banco de reservas, o chileno tinha à disposição o jovem Fabrice Olinga. Olinga tem as características de um segundo atacante, mas faz as vezes de centroavante. Ele entrou em campo no lugar de Sebá e deu outra mobilidade ao ataque boquerón. Aportou velocidade e levou perigo nas tabelas com Isco. O prêmio veio com o gol que deu a vitória ao Málaga na Galícia. Surpreende, no entanto, a idade do camaronês: 16 anos e 98 dias. Assim, Olinga estabeleceu um novo recorde: o mais jovem jogador a marcar um gol na Liga BBVA, superando Iker Muniain. Atrás do gesto de raiva na comemoração, havia uma vida de luta, esforço e pedras no caminho. A última, há uma semana. 

Em meio a grande confusão que vive a entidade, Olinga percebeu que o clube não havia renovado seu visto de trabalho. Em outras palavras, ele estava na Espanha, naquele momento, de forma irregular. Devido a pouca idade, Fabrice não tem contrato laboral para viver em solo espanhol, embora esteja no país com um visto de estudante que o obriga a renovar periodicamente. Oriundo do trabalho feito pela fundação Samuel Eto'o no país, tudo mudou no último momento. Na quarta-feira, três dias antes de estrear na Liga, Pellegrini avisou que levaria o jovem ao duelo de Vigo. Dessa maneira, o clube teve que agilizar tudo para renovar seu visto. Assim, a sorte começava a mudar de lado.

Olinga aterrissou no país das touradas há três anos. O Mallorca procurava por jovens promessas na África. Marcos Martínez, um dos responsáveis pelas canteras da equipe bermellona, se impressionou com o garoto, à época com 13 anos. No entanto, a intenção, ao princípio, de Javier Cordón, diretor-esportivo das divisões de base mallorquína, era levar a Palma de Mallorca o meio-campista Leuko, que o impressionou durante a disputa do torneio juvenil de seleções Costa Blanca em 2008. Porém, o Valencia foi mais rápido e conseguiu levar Leuko a Paterna, onde está até hoje na equipe B dos chés. O jeito foi optar pelo plano B, Olinga, que fez bonito nas Ilhas Baleares: durante dois anos e meio, foi campeão mirim da Copa do Rei e eleito o melhor jogador da competição.

As exibições positivas chamaram a atenção de José Manuel Casanova, responsável pela cantera do Espanyol durante mais de 25 anos e desde de 2011 no Málaga. Como o contrato com o Mallorca previa um vínculo de três anos, Casanova agilizou o plano para levá-lo à Andaluzia. E conseguiu. No Atlético Malagueño, time sub-20 do Málaga, novamente se destacou na Copa do Rei, dessa vez a juvenil. Contudo, graças a uma suspensão, não pôde estar presente na final, quando os blanquiazules caíram para o Espanyol. Sua batalha para estrear profissionalmente foi comparada à de Messi. Elogiado pela imprensa malaguesa após o gol da vitória e o recorde, Olinga sabe que foi do inferno ao céu. O desejo de Pellegrini e da comissão técnica é blindá-lo e utilizá-lo na temporada aos poucos, apenas para pegar experiência. Com 16 anos, Fabrice tem uma longa estrada para percorrer. E sabe que é questão de tempo para firmar seu primeiro contrato com o clube A. De uma forma ou outra, ele já é um vencedor.

Seleção da 1ª rodada
Diego Alves (Valencia); João Pereira (Valencia), Puyol (Barcelona), San José (Athletic Bilbao), Jordi Alba (Barcelona); Beñat (Bétis), Abel Aguillar (Deportivo La Coruña), Jesus Navas (Sevilla); Messi (Barcelona), Hemed (Mallorca), Tello (Barcelona). Treinador: Mauricio Pellegrino (Valencia).

*Uefa Champions League
E amanhã, pela primeira vez em sua história, La Rosaleda irá receber um jogo de Champions League. Pela fase prévia, o Málaga encara o Panatinaikos de Jesualdo Ferreira pelo jogo de ida. A expectativa é a maior possível. De acordo com o Desmarque, os aficionados pretendem fazer uma bela festa antes da bola rolar e prometem um mosaico para dar forças à equipe. A grande surpresa foi o corte de Sebá, por questões técnicas. Há grandes oportunidades de Fabrice começar de titular, embora o mais provável seja o uso de Juanmi na posição. A outra novidade pode ser o aparecimento de Maresca na equipe titular, em dentrimento de Camacho. Fazer um bom resultado é o dever do Málaga, que tem muitas oportunidades de alcançar a fase de grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário