sábado, 28 de abril de 2012

Josep Guardiola e o melhor jogador do mundo


Em seus quatro anos ocupando o cargo de treinador do Barcelona, Josep Guardiola não só ganhou uma quantidade enorme de títulos como também aproveitou para sacar o melhor rendimento possível de seus jogadores. Vimos Xavi, Iniesta, Puyol, Piqué, Busquets, Daniel Alves, Pedro e até Víctor Valdés tornarem-se jogadores respeitáveis em cenário mundial durante a Era Guardiola. Mas, sem dúvidas nenhuma, o jogador que mais cresceu como futebolista na presença do técnico nascido em Santpedor foi Lionel Messi, que passou de um figurante a melhor do mundo a figurante a melhor da história. Peça-chave do Dream Team de Pep, Messi é eternamente agradecido ao treinador. "Graças a grande emoção, resolvi não comparecer a coletiva de despedida de Pep. Só tenho a agradecer por tudo que fez a minha carreira futebolística e a minha pessoa", disse Messi através do Facebook.

Antes da chegada de Guardiola ao time A, La Pulga começava a ganhar mais protagonismo na Catalunha, mas ainda era coadjuvante quanto as questões de títulos, ficando atrás de nomes como Ronaldinho Gaúcho, Deco e Eto'o. Contudo, a saída de Rijkaard e a mudança de treinador foi o primeiro passo para Messi entrar na galeria de ídolos barcelonistas. Até a "eterna" disputa contra as lesões La Pulga venceu. Guardiola se reuniu com o departamento médico e preparou o melhor trabalho para Leo vencer a disputa que sempre o atrapalhava ao longo da temporada. Em 2007/2008, foram duas lesões no bíceps femoral que, no total, o deixaram fora dos gramados por 2 meses e meio. 

Primeiramente, Guardiola não teve dúvidas: dispensou Ronaldinho e Deco e montou seu trabalho centrado na figura do argentino. É bom lembrar (e com justiça) que antes de se tornar a grande estrela azulgrená, Messi já havia demonstrado parte de sua qualidade e contava com duas Liga dos Campeões e duas Ligas Espanholas no currículo. Mas sua melhora dentro de campo foi notória. E não só individualmente: Messi passou a ajudar coletivamente, virando um arco e flecha letal. Uma máquina. Guardiola e Messi ganharam 13 de 16 títulos possíveis (ainda há uma Copa do Rei para disputar). Com Rijkaard, o máximo de gols em uma única temporada que havia alcançado foram 17 em 2006/2007. Com Guardiola, a melhoria se ratificava à medida que as temporada passavam: 38, 50 e 53, respectivamente em 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011. Na atual temporada, os números do camisa 10 assustam: 61 tentos.

Os títulos conseguidos e os números firmados nas últimas quatro temporadas serviram para Messi se estabilizar no topo do mundo. Nas últimas três premiações da Fifa e da Bola de Ouro da France Football, La Pulga levou os três troféus. Além disso, conquistou o prêmio de melhor jogador da Champions League duas vezes, competição na qual foi artilheiro nas últimas três edições (e, por ora, é artilheiro da edição 2011/2012, com seu principal concorrente, Mário Gómez, tendo um jogo a mais pela frente). Na Liga Espanhola, foi o Pichichi do torneio em 2009/2010, vice-artilheiro em 2010/2011 e disputa pau-a-pau com Cristiano Ronaldo na atual temporada. Com Guardiola, Messi superou o recorde de gols de Ronaldo Fenômeno em uma única temporada no Barcelona, ultrapassou Rivaldo como maior artilheiro azulgrená em competições europeias e tornou-se artilheiro máximo da história do clube. Recordes e mais recordes pulverizados.

A qualidade técnica de Messi e a ambição de Messi são as principais características que levaram Messi a converter-se no melhor jogador do mundo por três vezes consecutivas, mas tampouco a de se esquecer a fundamental presença de Guardiola. Pep deu ao argentino mais liberdade de movimentos ao sacá-lo da ponta direita e levá-lo ao centro do ataque, como um falso nove. Quando Messi fracassava na seleção, Maradona teve que procurar Guardiola para falar sobre como escalar o argentino em sua seleção. Nos poucos momentos negros que o argentino viveu até o momento, jamais faltou o apoio do treinador. Fato é que não há dúvidas de que a saída de Guardiola não só deixará um período de incerteza no clube, como também deixará Messi sem um de seus principais seguidores e apoiadores.

2 comentários:

  1. Mudou os rumos da história do futebol. Transformou um jovem talentosíssimo, que sofria com lesões em aspirante a melhor jogador da história. É um gênio.

    Carlos Andrade - Caxias

    ResponderExcluir
  2. Para mim Lionel Messi, esta muito longe de Cristiano Ronaldo no que diz respeito ao melhor jogador do mundo, Messi, com 24 anos, ja tinha lutado em 6 ocasioes para melhor jogador do mundo, e onde ganhou 3 bolas de ouro consecutivas e duas de prata e pode ganhar a sua 4 bola de ouro por merito proprio, ja que fazer o que ele faz a cada ano e cada vez melhor, nao ha jogador na actualidade que o faça e por isso CR7,esta a alguns escaloes abaixo de MESSI!!!

    ResponderExcluir