terça-feira, 3 de abril de 2012

31ª rodada: Momento de incerteza

Unai Emery em situação delicada. Vaiado após o dérbi contra o Levante, o treinador dificilmente ficará no Valencia para a próxima temporada (AP Photos)

Valencia 1x1 Levante
Momento delicado em Paterna. O Valencia segue tropeçando e já não tem mais (há algum tempo, vale dizer) a vaga na próxima LC como unanimidade. Unanimidade é uma palavra que não se encaixa com Unai Emery. Vaiado ao término do jogo, o treinador tem seu nome ligado a uma possível demissão e começa a ser pressionado pelo presidente Manuel Llorente: o máximo homem do clube ché exigiu a classificação ao principal torneio de clubes do mundo. Dentro das quatro linhas, o Valencia foi superior ao rival e abriu o placar cedo com Jonas, mais uma vez provando seu valor num dérbi. Porém, o domínio territorial não foi comprovado com gols e Koné empatou no início do segundo tempo. Enquanto o Valencia passa por incógnita na temporada, o Levante é só alegria. Mesmo saindo da zona de LC, os azulgrenás continuam de olho nos rivais e têm condições de se classificarem.

Osasuna 1x5 Real Madrid
O Real Madrid passou sem sustos por um dos jogos da reta final de campeonato que mais poderia lhe causar dor de cabeça. Contra o Osasuna, pedra no sapato nos últimos anos, os merengues viram um fenomenal Cristiano Ronaldo para chegar a manita. Com dois gols e duas assistências, o gajo foi mais uma vez decisivo para o Real Madrid na Liga Espanhola. Além disso, fez sua melhor partida na temporada. Quem chamou atenção foi Granero. Escalado mais adiantado em relação à sua habitual posição, El Pirata fez uma partida de ouro ao lado de Xabi Alonso na volância. Mourinho o elogiou após o jogo: "estou encantado com Granero". No Reyno de Navarra, os cinco gols valeram duas grandes marcas a esse excelente esquadrão comandado por José Mourinho: chegou a 100 gols na Liga (o recorde é 107 - do próprio Real Madrid, comandado por Hugo Sánchez na década de 80) e o trio Benzema, Higuaín e CR7 chegaram a estratosférica marca de 99 gols na temporada. Quem para?

Málaga 0x2 Bétis
Dérbis são sempre imprevisíveis. À exceção do da capital, onde o Atlético de Madrid não vence o Real Madrid há 12 anos, qualquer outro disputado na Espanha e na Europa não tem favoritos e são sempre igualados. Mesmo que a fase do Málaga seja extremamente superior ao do Bétis, irregular na temporada, os verdiblancos foram ao La Rosaleda e saíram de lá com três importantes pontos na bagagem. Em um dérbi marcado pelo domínio total do Málaga durante mais da metade do jogo, dois vacilos da defesa blanquiazul colocaram em xeque a vitória. Dourado e Ruben Castro aproveitaram e selaram a vitória bética. No segundo tempo, Pepe Mel, treinador do Bétis, utilizou um esquema incomum em sua equipe. Conhecida por jogar sempre para frente, o treinador recuou a equipe, que até mostrou solidez defensiva. Enquanto o Málaga segue na zona de LC, o Bétis ao menos pode respirar tranquilo na luta pelo descenso.

Barcelona 2x0 Athletic Bilbao
Com a cabeça em seus respectivos jogos pelas competições europeias, Barcelona e Athletic Bilbao fizeram um jogo abaixo da média e das expectativas criadas em torno dele. Com uma equipe mista, os bascos não levaram perigo à meta de Valdés, mas a filosofia de jogo continuou intacta. Marcando em cima e congestionando o meio-campo azulgrená, saíram do Camp Nou com 45% da posse de bola, algo louvável tratando-se de enfrentar o Barcelona sem seus principais jogadores e em Barcelona. Fica no lado barcelonista de boa notícia as recuperações notáveis de Piqué e Iniesta. O zagueiro começa a dar sinais da volta da boa fase, estando menos afobado e mais atento ao jogo, enquanto o meio-campista já deixou claro que, com sequência de partidas, é top.

Sevilla 3x1 Mallorca
O Sevilla de Míchel é outro. Em processo de recuperação até a Europa, os nervionenses conquistaram mais três pontos e estão a apenas 1 da zona de Liga Europa. O treinador declarou após o jogo: "estamos perto do nosso objetivo". Na reta final de campeonato, um plus mais que necessário: o bom futebol de Reyes. Contratado em janeiro junto ao Atlético de Madrid para ser o líder da equipe, o canterano demorou a engrenar e até chegou a ser vaiado pelos torcedores. Mas é nas situações adversas que seu futebol aparece. Já havia sido essencial contra Racing Santander e Granada e ante os bermellones desequilibrou novamente. Pelos flancos, além de Reyes, quem também brilha é Jesus Navas, em temporada absoluta e melhor jogador da equipe. Às vésperas da Euro, é muito provável que o jogador faça parte do grupo de Vicente Del Bosque.

Atlético de Madrid 3x0 Getafe
No mini-dérbi de Madrid, três pontos importantes conquistados pelo Simeone Team, que, por que não, ainda sonha com vaga na próxima UCL Salvio, Falcão García e Diego, autores dos gols, merecem destaques. O momento do argentino é digno de aplausos. Tem sido peça-chave no esquema de Simeone e apareceu num momento no qual o Getafe sufocava. O brasileiro, por sua vez, merece menção honrosa pelo fato do Atléti ser outro em sua presença. É uma equipe mais clara, mais precisa e, sobretudo, mais produtiva. A fluência de jogo e as troques de passes são outras sob presença de Diego. A profundidade dos laterais é outro ponto crucial. Ao bom momento vivido pelo improvisado Juanfran soma-se a melhor versão de Filipe Luís, que começa a lembrar aquele que foi eleito o melhor lateral esquerdo da temporada 07/08 e 08/09. O efeito surpresa de ambos nas jogadas ofensivas aumenta os recursos do Atlético.

Seleção da rodada
Fabrício (Bétis); Guilherme Siqueira (Granada), Javi Martínez (Athletic Bilbao), Mascherano (Barcelona), Filipe Luís (Atlético de Madrid); Lafita (Zaragoza), Diego (Atlético de Madrid), Zurutuza (Real Sociedad); Koné (Levante), Agirretxe (Real Sociedad), Cristiano Ronaldo (Real Madrid). Treinador: Pepe Mel (Bétis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário