segunda-feira, 30 de abril de 2012

36ª rodada: Sentenciado, parte 1

 O capitão Torrejón lamenta. Dessa vez não deu para o Racing Santander, rebaixado matematicamente a três rodadas para o fim da Liga Espanhola (getty images)

Real Sociedad 3x0 Racing Santander
A Liga BBVA conheceu seu primeiro rebaixado. O Racing Santander, que a cada temporada se salvava da degola nas últimas rodadas, não resistiu. Tímida ações no mercado, grande crise interna e manuntenção de uma base que já havia assustado outrora era a receita da tragédia anunciada. O Racing Santander, por ironia do destino, disputará a Liga Adelante justamente no ano de seu centenário O enterro dos cantabrianos aconteceu no Anoeta, diante de uma Real Sociedad que garantiu sua permanência na elite espanhola. A base, formada de jogadores novos e promissores, encarou uma temporada de sufoco, mas promete melhores resultados a partir de 2012/2013. A boa notícia foi o renascimento de Grirzmann, que, elevado à condição de coadjuvante pela bela temporada de Vela, andava apagado. 
  
Levante 3x1 Granada
Nada de Real Madrid, Barcelona, Málaga ou Athletic Bilbao. O time da temporada é o Levante. Com orçamento baixo, um onze inicial com média de idade de 29,1 e a essa altura do campeonato na quinta colocação, a três da tão sonhada e utópica vaga na Champions League, dá para acreditar? Em partidas notáveis de Valdo e Koné, o último ganhou destaque após a partida. Com o gol, chegou a 17 na temporada. A cláusula que o Sevilla propôs ao Levante após finalizar o negócio previa que, caso o marfinense fizesse 18 gols, voltaria automaticamente ao clube andaluz. Koné declarou publicamente que deseja ficar em Valencia e, para isso, os levantinos terão que desembolsar 11 milhões de euros, praticamente a mesma quantidade gastada somente para montar o elenco para esta temporada. O que a diretoria fará nesse caso? Uma vaga na Champions League daria um bom acréscimo no caixa do clube.

Villarreal 1x1 Osasuna
O Villarreal está ameaçado. A 4 da zona de rebaixamento, o Submarino Amarelo esteve a 18 minutos de salvar. O gol de Raúl García colocou pânico e tensão nos torcedores presentes no El Madrigal. Na próxima terça-feira, a equipe de Miguel Ángel Lotina tem um importante confronto direto a fazer: irá as Astúrias encarar o Sporting Gijón, em jogo de vida ou morte para as duas equipes. Por sua vez o Osasuna deu procedimento a fase irregular. A goleada sofrida perante o Real Madrid desanimou os rojillos e esfriou os ânimos dos jogadores, ilusionados pela disputa por uma vaga na Champions League. Agora, resta tentar uma vaga na Liga Europa.

Zaragoza 2x0 Athletic Bilbao
Crer é poder. Após passar o campeonato praticamente inteiro na última colocação, o Zaragoza engatou uma sequência positiva de resultados e ainda sonha com a permanência. A vitória que levou La Romareda à loucura mostra que os maños estão esperançosos. O estádio blanquillo será essencial: contra o Athletic, foi o primeiro de três jogos cruciais que o Zaragoza fará em seus domínios. Ainda que não dependa de si, somar seis pontos pode definir o futuro aragão na temporada. O Athletic Bilbao deu adeus de vez às chances de disputar LC, mas quem liga? Na final da Copa do Rei e da Liga Europa, os leones estão mais preocupados nos dois torneios.

Málaga 1x0 Valencia
No principal jogo da rodada, o Málaga deu um passo à frente na disputa por Champions League. No confronto direto contra o Valencia, jogou com inteligência e chegou aos mesmos 55 pontos dos chés. No entanto, ainda permanece na quarta colocação devido ao primeiro critério ser o confronto direto, onde o Valencia leva vantagem por ter vencido no primeiro turno por 2x0. Apesar das expectativas criadas, as duas equipes não fizeram um jogo animador. Enquanto Guaita salvava tudo no lado valenciano, Cazorla e Isco ratificaram novamente por que são os principais jogadores do Málaga na temporada.

Real Madrid 3x0 Sevilla
O Real Madrid teve seu primeiro match point para voltar a comemorar o título espanhol. A festa em Cibeles, no entanto, foi adiada devido a vitória do Barcelona contra o Rayo por 7x0. A oportunidade de comemorar o título fica para um campo especial: San Mamés. Se vencer o Athletic Bilbao na próxima quarta-feira o Real Madrid sagrará-se oficialmente campeão espanhol pela 33ª vez. Cristiano Ronaldo marcou e chegou a 43 na Liga. A batalha contra Messi pela artilharia mais do que histórica segue adiante.

Bétis 2x2 Atlético de Madrid
Quando Falcão García marcou o gol aos 49 minutos do segundo tempo, todo o Benito Villamarín desabou. O Bétis estava a um lance de confirmar a manuntenção na elite espanhola quando El Tigre chegou ao seu 30º gol na temporada. Entretanto, o veredito será formal daqui a algumas rodadas: basta 1 ponto em 12 disputados para confirmar de vez a permanência. Enquanto isso, o Atlético de Madrid ainda sonhava com uma vaga na Champions League. Koke, que abriu o placar, deixava os rojiblancos a cinco pontos do Málaga, mas quis Pozuelo e Pereira que os madrilenhos voltem a disputar a principal competição europeia talvez só em 2013/2014. Agora, resta a Simeone e cia se concentrarem na grande final da Liga Europa.

Espanyol 0x3 Sporting Gijón
Soa como surreal o tropeço blanquiazul perante os gijoneses no Cornellà El Prat. E o resultado, acreditem, está em investigação. Um dia após o jogo, o jornalista José Ramón De La Morena, da rádio Cadena Ser, divulgou que a LFP encaminhou para a Fiscalização Anti-Corrupção espanhola uma denuncia afirmando que alguns times da primeira divisão estariam negociando placares de partidas. Todavia, o Gijón está em estado de coma. Faz uma partida importante contra o Villarreal na terça, diante de seus torcedores e ainda sonha com a permanência.

Rayo Vallecano 0x7 Barcelona
No primeiro jogo da despedida de Guardiola, o placar pouco importou. Messi, que marcou duas vezes, é o único que importa. O plantel já deixou claro que quer ver La Pulga artilheiro do campeonato e farão de tudo para que isso aconteça. Porém, o que mais chamou a atenção foi a comemoração do gol de Thiago Alcântara. Após marcar, o hispano-brasileiro comemorou dançando com Daniel Alves. Imediatamente, Puyol interrompeu os dois e a câmera focou Guardiola e Tito Vilanova com cara de poucos amigos. Na coletiva, Guardiola pediu desculpas: "Pedimos desculpas pela celebração de Thiago e Dani Alves. Não é de jogador deste clube, não voltará a acontecer", disse. O comportamento de Daniel Alves nos últimos meses tem chamado a atenção. A imprensa catalão especula que Vilanova pensa em se desfazer do jogador na próxima temporada. Será?

Seleção da rodada
Roberto (Zaragoza); Weligton (Málaga), Pepe (Real Madrid), Filipe Luís (Atlético de Madrid); Raúl García (Osasuna), Cazorla (Málaga), Adrián Colunga (Zaragoza), Griezmann (Real Sociedad), Valdo (Levante), Benzema (Real Madrid), Pedro (Barcelona). Treinador: Javier Clemente (Sporting Gijón)

Nenhum comentário:

Postar um comentário