sábado, 2 de julho de 2011

Campeones Del Mundo: Raúl Albiol

Raúl Albiol fez parte do elenco do Valencia que conquistou o título espanhol pela última vez, em 2003/2004 (superdeporte)

No Real Madrid, Raúl Albiol ainda não se encontrou. Titular durante boa parte da temporada 2009/2010, chegou ao Santiago Bernabéu com status de galáticos após boas temporadas no Valencia. Porém, desde a chegada de José Mourinho o zagueiro vem tendo poucas oportunidades. Ricardo Carvalho, que chegou a pedido do técnico português, é titular indiscutível da posição e, quando tem chances, Raúl Albiol parece não aproveitar. Contra o Barcelona, no segundo turno da competição, cometeu um pênalti bobo em Villa e foi expulso, diminuindo ainda mais a moral com Mourinho. Contudo, sem escolha, Mou voltou a apostar em Albiol para a partida contra o Barcelona na UCL. Albiol vinha fazendo uma boa partida, mas acabou sendo um dos que foram driblado por Messi no segundo gol da Pulga, que praticamente sacramentou a classificação do Barcelona à final do torneio.

A má temporada em Madrid não apaga a boa fase que teve pelo Valencia, o que até hoje, diga-se de passagem, Vicente Del Bosque utiliza para justificar sua convocação para a seleção. Nascido em Villamarchante, província de Valencia, El Chori, como é conhecido, ingressou nas categorias de base do Ribarroja, clube onde seu irmão, Miguel Albiol, jogava. Porém, não demorou tanto para que o Valencia o contratasse após ter vê-lo atuando na Copa do Rei Juvenil. Em Paterna, inicialmente ficou revezando entre o Valencia Mestalla (time B do Valencia) e a equipe principal dos Chés. Sua estreia trajando blanquinegro aconteceu em 2003 num jogo da Copa Uefa ante o AIK, da Suécia. Com 18 anos, Albiol começou entre os titulares na partida tranquila vencida pelo Valencia por 3 a 0.

Mesmo atuando poucas vezes na Liga, acabou sagrando-se campeão espanhol pela primeira e única vez e da Copa da Uefa, mas foi emprestado ao término da temporada ao Getafe para ganhar mais experiência. A disputa com jogadores do quilate de Ayala, Marchena, Carboni e Curro Torres acabaram fazendo mal para o jovem Albiol, que teve poucas chances na sua primeira passagem pelos morcegos. No Getafe para ser lapidado, mais desastre: durante a volta a Madrid após a pré-temporada, acabou sofrendo um acidente de carro e ficou três semanas em coma. Todavia, Quique Sánchez Flores, treinador do Getafe à época, confirmou que iria continuar contando com Albiol no seu plantel. O seu retorno aos gramados foi um divisor d'águas na carreira de Bubu, que se firmou na equipe titular azulona e voltou ao Valencia em 2005/2006.

Àquela época, Quique Sánchez Flores fora contratado para substituir Claudio Ranieri no Valencia e Raúl Albiol passou a ter mais chances na equipe titular com o treinador. Jogando como volante e vestindo a quatro que era de Ayala, disputou posição com Baraja e Albelda e depois passou a ser mais utilizado na lateral direita. Ainda que cumprira muito bem seu papel, fora deslocado mais uma vez por Quique: dessa vez, para a posição de zagueiro, onde se consolidou de vez. Em 2006, após muitas investidas do Real Madrid, o Valencia anunciou a renovação de contrato de Bubu até 2011. A temporada 2006/2007 é considerada por muitos como a melhor da carreira do jogador merengue. Atuações mágicas como contra a Inter de Milão na UCL, quando anulou Ibrahimovic, que vivia ótima fase, e Barcelona na Liga, quando anulou o jovem Messi, foram impecáveis, e clubes como Real Madrid, Chelsea e Manchester United passaram a ficar de olho no zagueiro.

Após a excelente temporada, onde foi o jogador mais utilizado Quique Sánchez Flores em todas as competições, foi convocado pela primeira vez para seleção espanhola. Sua estreia com a Roja aconteceu em outubro de 2007 na vitória da Fúria ante a Dinamarca por 3 a 1. Albiol entrou no lugar do companheiro Marchena no final da partida. Em 2007/2008, voltou a comemorar um título com o Valencia, a Copa do Rei, mas viu os chés fazeram sua pior temporada em anos: a equipe terminou em 14º no campeonato espanhol e só conseguiu a vaga na Liga Europa devido ao título da Copa. Pela seleção espanhola, continuou sendo convocado por Aragoneses e estreou na Eurocopa na partida contra a Suécia, substituindo Puyol. No dia 29 de junho de 2008, fez história ao fazer parte do elenco campeão da Eurocopa.

Após muitas investidas do Real Madrid, o Valencia não conseguiu segurar seu melhor zagueiro e o clube merengue acabou contratando-o por 15 milhões de euros. Sua apresentação no Bernabéu levou nove mil pessoas ao estádio e seu primeiro gol aconteceu numa partida de UCL ante o Olympique de Marseille, vencida pelos merengues com show de Cristiano Ronaldo. Na África do Sul, fora poucas vezes utilizado por Vicente Del Bosque, mas implementou a seu currículo o título da Copa do Mundo.

Raúl Albiol
Nome completo: Raúl Albiol Tortajada.
Data de nascimento: 4 de setembro de 1985, em Villamarchante, província de Valencia
Posição: Zagueiro
Clubes: Valencia Mestalla, Getafe, Valencia e Real Madrid
Títulos: Campeonato Espanhol 2003/2004, Copa da Uefa 2003/2004, Copa do Rei 2007/2008, Copa do Rei 2010/2011, Eurocopa Sub-19 2004, Eurocopa 2008 e Copa do Mundo de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário