quarta-feira, 20 de julho de 2011

Campeones Del Mundo: Javi Martínez

Na Copa, Javi Martínez jogou pouco, mas a carreira pelas seleções de base mostra um futuro brilhante para o jovem basco - (Soydelaroja)

Javier Martínez vestiu a camisa 20 e jogou pouco mais de 15 minutos durante a Copa do Mundo da África do Sul. Aos 27 minutos do segundo tempo da partida contra o Chile, o meia-central entrou no lugar de Xabi Alonso e fez sua única participação com a camisa roja no Mundial. Mas só de estar entre os 23 de Vicente del Bosque, Javi Martíinez entrou para história, fazendo parte do primeiro título mundial dos espanhois e tudo isso apenas aos 22 anos, mostrando que terá um futuro brilhante pela frente.

O basco nascido em Ayegui, comunidade de Navarra, no norte espanhol, entrou em escolinhas de futebol muito cedo. Durante muitos anos, Javi Martínez passou por vários clubes para fazer sua formação: Berceo, CD Logroñes, CD Arenas e Izarra. Mas foi no Osasuna que ele chegou ao final de sua carreira na base e se tornou profissional. Aos 17 anos, “El Mago de Aiegui” estreou pelo Osasuna B na Segunda Division B. Mesmo jovem, o meia-central se destacou ao ponto do Athletic Bilbao pagar 6 milhões de euros para ter o seu futebol.

A juventude não impediu que Martínez assumisse uma das vagas de titular do meio-campo da equipe basca. O ponto alto da temporada de debute veio em um jogo contra o Deportivo, quando ele alcançou um doblete na vitória de 2 a 0. No ano seguinte, o meia-central seguiu sua carreira na base e foi convocado e campeão da Eurcopa sub-19. Após a conquista, o basco passou a fazer parte da seleção sub-21, onde inclusive trajou a braçadeira de capitão muitas vezes.

Na temporada 2008-09, o meia-central de 1,90m teve ótima presença e ajudou muito o Athletic Bilbao. Com muita técnica, Javi Martínez contribuiu com cinco gols em La Liga e ainda trabalhou bem na Copa del Rey, quando o Barcelona acabou com o título vencendo os leones na final. O vice-campeonato garantiu a vaga à Liga Europa.

A temporada de 2009-10, sem dúvidas, foi o grande ano do “Mago de Aiegui”. Na Liga Espanhola foram 34 partidas, onde marcou seis vezes. O bom desempenho ajudou os leones, que quase conseguiram uma nova classificação para a Liga Europa, o que acabou não ocorrendo. Porém, o meia-central foi eleito pela Revista Don Balón, o melhor jogador jovem de La Liga. Na disputada continental, Javi Martínez fez apenas dois tentos e viu a equipe basca cair na primeira fase de mata-mata.

Ao final das disputas com o Athletic, o meia-central estendeu sua temporada, pois o técnico Vicente del Bosque lembrou dele para disputa do Mundial da África do Sul. Como dito na abertura do texto, Javi Martínez jogou pouco, mas esteve com a furia nesse momento histórico. No “stand-up” de apresentação dos campeões mundiais, o “apresentador” Pepe Reina lhe descreveu assim: “O homem que rouba mais bolas no mundo, a força, a garra e os músculos da Espanha”. Pelas palavras do líder da roja, fica clara a importância do jovem meia-central para o futuro da seleção espanhola.

Sem ter grande destaque na conquista mundial, Javi Martínez voltou para o País Basco mais experiente e com a medalha no peito. Além disso, o interesse sobre o jogador aumenta a cada dia (Manchester City e Real Madrid já foram especulado como possíveis destinos). No início da temporada 2009-10, o Liverpool chegou a fazer uma consulta sobre o jogador, mas os leones não quiseram ouvir a proposta. Comparado com Viera, pela altura, força e técnica com que exerce a função, ele já disse que jogar na Inglaterra seria espetacular.

Porém, mesmo depois do Mundial, o “Mago de Aiegui” segue jogando pelo Athletic. Os leones foram bem nesta temporada e conseguiram a vaga na Liga Europa do ano seguinte, o grande objetivo da temporada. Javi Martínez é presença certa entre os 11 iniciais e marcou quatro vezes na Liga. E o camisa 24, ignorou os interesses dos outros times e renovou com os bascos até 2016.

Javier Martínez
Nascimento: 2 de setembro de 1988, em Ayegui, Espanha
Posição: Meia-central
Clubes: Osasuna B (2005-06) e Athletic Bilbao (Desde 2006)
Títulos: Eurocopa sub-19 (2007) e Copa do Mundo (2010)
Seleção espanhola: 3 partidas e nenhum gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário