terça-feira, 26 de julho de 2011

Mercado: as primeiras movimentações

A janela de transferências do futebol espanhol, aberta oficialmente no dia 1º de julho, está, a cada dia, esquentando. Segundo fontes do Transfermarket, o Atlético de Madrid foi o clube que mais gastou dinheiro em contratações até o momento, mas quem mais vem chamando a atenção é o Málaga: comprado pelo Sheikh Abdullah Al Thani no início da temporada passada, os blanquiazules adicionaram bons nomes ao elenco e prometem brigar por Europa na nova temporada. No mercado de treinadores, apenas seis equipes resolveram apostar em novos técnicos.

Os clubes terão de respeitar o fair play financeiro da Uefa e gastar menos, para reduzir as dívidas e estarem aptos para quando a cobrança da entidade máxima do futebol europeu chegar, em quatro temporadas. Isto, no entanto, não quer dizer que os clubes investirão pouco - alguns, até, já estão bastante ativos e, procurando gastar pouco, investem em nomes menos badalados.

van Nistelrooy está de volta à Espanha e, em meio à surpresa, chega para comandar o ataque do Málaga: fadado ao sucesso ou ao fracasso? (reuters)

No Atlético de Madrid, o assunto não é outro senão Agüero. Kun teve alguns dias de folga até a data de sua reapresentação devido a eliminação da Argentina na Copa América. No entanto, o argentino não se reapresentou e ratificou a ideia de que não irá ficar em Manzanares para a nova temporada. Durante o período da Copa América, Agüero chegou a ser especulado com força no Real Madrid e na Juventus, que, segundo o presidente Enrique Cerezo, teria oferecido os 35 milhões da multa rescisória. Porém, o destino do camisa dez rojiblanco parece ser o Manchester City. Roberto Mancini, treinador dos citizens, já declarou publicamente que o clube da cidade de Manchester pode fechar a contratação de Agüero nesta semana. A camisa 10 do jogador, aliás, já foi retirada da loja oficial do Atlético de Madrid na capital. No entanto, Kun foi inscrito na Liga Europa pelo Atlético de Madrid, que irá estrear nesta quarta-feira contra Stromsgodset, da Noruega, e não será multado pelo clube.

Para suprir a ausência de Agüero, Osvaldo (Espanyol) pode chegar. De acordo com o Marca, Atlético de Madrid e Espanyol já chegaram a um acordo pela transferência do ítalo-argentino, que custaria exagerados 20 milhões de euros. Giuseppe Rossi e Radamel Falcão chegaram a serem especulados, mas Gregório Manzano prefere o artilheiro do Espanyol. Vale lembrar que Adrián López, destaque do Deportivo e da Espanha Sub-21, teve sua contratação fechada na semana passada e Forlán deve ficar, após rumores de que iria se transferir para o Galatasaray. Para o gol, o jovem Courtois chega de empréstimo junto ao Chelsea para substituir De Gea, que se transferiu para o Manchester United. Para a zaga, calcanhar de aquiles da equipe, foram contratados o brasileiro Miranda e o português Silvio junto a São Paulo e Benfica, respectivamente. O clube ainda comprou em definitivo o volante Tiago (Juventus) e trouxe o bom e experiente Gabi (ex-capitão do Zaragoza) para fazer companhia ao português na volância.

O Real Madrid, conhecido por torrar dinheiros em estrelas, segue a mesma tendência da temporada passada. Até agora, nenhum jogador de nome foi contratado, ainda que Neymar seja fortemente especulado na equipe. A ideia de José Mourinho, novo manager do clube, é contratar jogadores jovens, que possam formar um elenco para quatro, cinco anos. E a política de contratação dos blancos não foge disso: Sahin (19), Fábio Coentrão (23), Varane (18) e Callejón (22) foram contratados. Apenas Altintop (29) foi contratado mas não é "novo". Com isso, o forte meio-campo da equipe tem tudo para ficar ainda mais preciso. Mourinho ainda está à espera de um atacante, e este pode ser Neymar ou Adebayor, que (ainda) não foi comprado em definitivo pelo Real Madrid. Na primeira coletiva do português na temporada, Mourinho falou que o togolês é quem está mais próximo da equipe merengue, já que não está nos planos do treinador do Manchester City.

O multicampeão Barcelona segue bastante frio no mercado: apenas Alexis Sánchez foi confirmado como nova contratação. Cesc Fàbregas, como não poderia deixar de ser, é nome em pauta, mas o Arsenal insiste em não vendê-lo. O provável retorno de Cesc pode significar mudança no módulo tático do Barça (do 4-3-1-2 para o 3-4-3). Por enquanto, o clube se desfez apenas de seus queridos canteranos: Bojan (Roma), Oriol Romeu (Chelsea), Víctor Sánchez (Neuchatel) Edu Oriol e Abraham (Zaragoza) já rumaram para outras equipes. A defesa é a principal preocupação: Puyol segue com problemas físicos e um zagueiro ainda pode chegar. Especula-se que possa ser Thiago Silva, que admitiu ter entrado em contato com o clube em entrevista ao Esporte Interativo, mas o Milan não está disposto a liberar seu melhor zagueiro no elenco. Fontás e Thiago Alcântara assinaram um contrato exclusivo com o time A e irão aparecer com mais frequência na equipe.

Valencia e Villarreal, que disputarão a Liga dos Campeões, ainda movem-se discretamente no mercado. Os amarillos, por exemplo, contrataram apenas quatro jogadores: César Sánchez (Valencia), Zapata (Udinese), Camuñas (Osasuna) e Edu Ramos (Málaga). O ex-jogador do Osasuna foi contratado, provavelmente, para substituir Cazorla, que foi confirmado no Málaga hoje por 22 milhões de euros. Em sua despedida do Villarreal, Cazorla afirmou que sua venda foi para sanar as dívidas do clube (o presidente Roig havia dito no início da temporada que o clube precisaria se desfazer de um dos seus craques para fazer "caixa"). Com a saída do meio-campista, é provável que Giuseppe Rossi deva ficar, ainda que a Juventus esteja oferecendo 24 milhões de euros pela contratação do ítalo-americano. Em Valencia, por sua vez, o objetivo é segurar gente como Mata e Pablo Hernández. Para formar o tão amado 4-3-3 (que não deu certo quando utilizado no Valencia) de Unai Emery foram contratados Dani Parejo (Getafe) e Piatti (Almería). Nos primeiros jogos da pré-temporada, porém, o 4-2-3-1 foi utilizado pelo treinador, com uma linha de três formada por Mata, PH e Parejo, embora o treinador seja adepto às variações táticas e às rotações na equipe. Piatti também pode fazer a função de meia aberto pelo lado esquerdo do campo.

No pelotão intermediário, o Málaga não para. Após uma temporada opaca, Abdulla Al-Thani resolveu tirar as mãos do bolso. Nove contratações já foram fechadas para a nova temporada: Isco (Valencia), Buonanotte (River Plate), van Nistelrooy (Hamburgo), Monreal (Osasuna), Mathijsen (Hamburgo), Toulalan (Lyon), Sergio Sánchez (Sevilla), Joaquin (Valencia) e Cazorla (Villarreal). O clube ainda segurou bons valores da temporada passada, como Rondón, Duda, Quincy e o brasileiro Júlio Baptista, que irá brigar por uma vaga na equipe titular. Em teoria, é um pacote em condições de brigar por vaga na Liga Europa, eventualmente até pela Liga dos Campeões. Há jogadores experientes, alguns jovens com potencial para crescer, um técnico capaz de transformar o grupo em uma equipe propriamente dita e um financiador disposto a tomar prejuízo em nome do sucesso do clube. Porém, sobram interrogações em torno do novo Málaga. Os blanquiazules poderão mostrar que não estão de brincadeira na estreia na Liga Espanhola: logo de cara, o sorteio da LFP determinou que a equipe de Manuel Pelegrinni irá encarar o Barcelona no La Rosaleda.

Sevilla e Athletic Bilbao, que junto com o Atlético de Madrid irá disputar a Liga Europa, fazem um mercado diametralmente oposto ao dos colchoneros: os leones só contrataram apenas um jogador, enquanto que os rojiblancos contrataram quatro (fora a compra em definitiva de Cáceres junto ao Barcelona). O Athletic Bilbao manteve a boa base responsável pela classificação à competição europeia e, de praxe, trouxe o ótimo Ander Herrera (Zaragoza) para reforçar o seu já forte meio-campo. Para o cargo técnico, Joaquin Caparrós deu adeus à equipe após quatro temporadas com a vitória de Josu Urrutia para a presidência. Para seu lugar, chegou o experiente Marcelo Bielsa, que estreou com o pé direito no clube: em três jogos de pré-temporada, foram três vitória. A ordem da casa é segurar Javi Martínez e, principalmente, Fernando Llorente. O centroavante tem sido assediado pelo Tottenham, que teria oferecido 20 milhões de euros.

Os andaluzes, por sua vez, vão fazendo contratações cirúrgicas. À defesa, ponto fraco da equipe na temporada passada, chegaram os bons Trochowski (Hamburgo) e Spahic (Montpellier), além da compra em definitiva do polivalente Cáceres junto ao Barcelona. O meio-campo, que perdeu o extremo Diego Capel para o Sporting, Zokora para o Trabzonspor e Renato para o Botafogo, foi reforçado com o bom Manu Del Moral (Getafe) e, para fazer companhia a Romaric na volância, o experiente Coke (Rayo Vallecano). Após passar perrengues com seus treinadores na temporada passada (Antonio Álvarez e Gregório Manzano), a diretoria parece ter acertado na mosca agora: o bom Marcelino Toral, responsável por ter tirado o Racing Santander da degola, foi contratado junto aos cantabrianos. A imprensa da Andaluzia especula que o extremo Giovanni dos Santos, um dos destaques da Liga passada, possa ser contratado, mas o presidente Del Nido negou qualquer tipo de negociação, por ora. Apesar de ter, em tese, uma equipe capaz de brigar por Champions League, o Sevilla precisará, como disse o zagueiro Alexis na primeira coletiva da temporada, mostrar na prática a força de seu elenco.

ATUALIZAÇÃO 27/07: Com a compra de Cazorla, o Málaga passa a ser a equipe do futebol espanhol que mais investiu até o momento (já foram mais de 60 milhões de euros gastos). O diretor esportivo do clube, Antonio Fernández, afirmou que, temporariamente, a equipe irá dar uma pausa em suas contratações e só irá comprar alguém se necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário