quarta-feira, 28 de julho de 2010

Jogadores: Raúl Tamudo

Tamudo e o gol, batizado de Tamudazo pelos torcedores do Espanyol, que calou o Camp Nou: tento que tirou o título do Barcelona na temporada 06/07 (reuters)

Sem sombra de dúvidas, as despedidas de Guti e Raúl, no Real Madrid (já previstas desde o embalo da temporada 09/10), causaram um grande impacto na mídia. Mas, entre outras despedidas "melancólicas" que estão rolando na Espanha, um outro grande ícone e ídolo de um clube espanhol também está se despedindo. Ele é Raúl Tamudo, o baixinho atacante do Espanyol. Ao contrário de Guti, Raúl, no Real Madrid, e Baraja, no Valencia, a despedida do El León de Santa Coloma foi um pouco mais triste: o motivo de seu adeus foi uma briga com a diretoria périca, no início do segundo semestre. Um dos grandes motivos para o clube blanquiazul ir até a Itália contratar Osvaldo, do Bologna, que rapidamente supriu a presença de Raúl no ataque périco com alto estilo: em apenas cinco meses, o ítalo-argentino tornou-se o artilheiro dos catalões na temporada.

Pois bem, a história de Tamudo com a Liga Espanhola começou no ano de 1997. Na liga dessa temporada, o Espanyol, em um jogo de vida ou morte contra o Hércules, viajava até a Comunidade Valenciana, mas precisamente na cidade de Alicante, para jogar contra os blanquiazules do Hércules, no estádio José Rico Pérez. Em uma partida direta para decretar o último rebaixado para a Liga Adelante da temporada 97/98, Tamúdo anotou o seu primeiro gol com a camisa blanquiazul, abrindo o placar na partida, rebaixando o Hércules e, assim, salvando o Espanyol do perigo.

Depois de uma temporada revezando entre a equipe A e a filial, o Espanyol resolveu cedê-lo duas temporadas consecutivas para o Deportivo Alavez e o Elche, respectivamente. Após os anos cedidos para clubes diferentes, El León voltou ao Montjuïc totalmente preparado para triunfar. Na temporada 99-00, Tamudo, 3 temporadas depois, voltava a salvar o Espanyol do decenso. Após o feito, o atacante foi promovido à capitão do clube périco, tornando-se, desde então, ídolo do clube de Barcelona.

Em 2001, após tornar-se herói da conquista da Copa del Rey do Espanyol, Tamudo recebeu uma oferta dos escoceses do Glasgow Rangers e, sofrendo uma grave crise interna, o Espanyol resolveu aceitar... o que gerou uma insatisfação enorme da torcida périca, que resolveu fazer um protesto no dia que o acordo foi confirmado. Mas algo que quase ninguém acreditava aconteceu: após fazer exames médicos para o Rangers, o médico do clube escocês disse que o espanhol não teria condições ótimas para fechar com o clube da capital, já que sofreu uma lesão na perna esquerda na final das Olimpíadas. Ironicamente, o autor de sua lesão foi Pierre Wome, jogador que acabaria virando seu companheiro de clube, temporada depois. Dois dias depois de sua contratação ser abortada pelo clube escocês, Tamudo marcava três gols em um jogo pelo Espanyol na Copa da UEFA.

No dia 26 de outubro de 2006, o atacante catalão marcou seu gol de número 100 com a camisa périca, ante o Racing Santander. Gol que rendeu homenagens do clube e da torcida périca. Ainda nessa temporada, mas no ano de 2007, superou Rafa Marañón como maior artilheiro da história do Espanyol, o que o colocou em definitivo na lista dos maiores ídolos do clube. Os dois gols que o fizeram superar essa marca, foram, talvez, os gols mais importantes da carreira de Tamudo. Os tentos foram marcados no mês de junho, em uma partida contra o Barcelona, no Camp Nou, que acabaram tirando o título da liga dessa temporada do clube azulgrená, maior rival do Espanyol.

Em Julho de 2009, Mauricio Pochettino, treinador do Espanyol, anunciou que havia chegado a um acordo com Tamudo para que este, depois de oito temporadas como capitão da equipe, cedesse a braçadeira a Daniel Jarque - que logo após foi repassada para Iván de la Peña, após Jarque falecer precocemente durante a pré-temporada périca. Esse gesto esfriou a relação do futebolista com o clube, que solicitou uma baixa em sua cláusula de rescisão de contrato, para facilitar a sua saída. Apenas no dia 8 de maio, trás uma partida do Espanyol contra o Osasuna, é que o atacante pôde se despedir dos afficcionados, jogando 27 minutos da partida.

Pela Seleção Espanhola, joga desde 2000, tendo disputado as Olimpídas daquele ano, em que foi medalha de prata. Apesar de ser usualmente convocado pela equipe, tendo média de 0,5 gol por jogo (marcou 5 vezes em 10 partidas), não disputou nenhum torneio oficial posteriormente pela Furia - nem as três Copas do Mundo seguintes, nem a Eurocopa 2004. Também ficou de fora da lista de Luis Aragonés para a Eurocopa 2008, embora tenha feito um gol decisivo nas eliminatórias para o torneio, contra a Dinamarca, abrindo caminho para uma vitória por 3 a 1 fora de casa que classificou a Espanha para a competição já na antepenúltima rodada, e da lista de Vicente del Bosque para a Copa de 2010.

RAÚL TAMUDO
Nascimento: 19 de outubro de 1997, em Santa Colona de Gramenet, Barcelona.
Posição: atacante.
Clubes: Espanyol (1992-2010).
Títulos: Copa del Rey (00-01; 06-07). Vice-Olímpico de 200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário