domingo, 11 de julho de 2010

La Liga na Copa

O trio culé está perto de fazer história com a conquista inédita de Copa do Mundo pra Espanha (getty images)


Com as atenções voltadas à Copa do Mundo, o rítmo de postagens do Quatro Tiempos caiu muito. Fizemos uma pausa na nossa matéria especial sobre o Balanço Final dos 20 clubes da Liga BBVA 09/10 (iremos continuar após o término do Mundial) para voltarmos a nossa atenção para a competição que pára o Mundo.

Na matéria de hoje, traremos uma compilação com uma avaliação do desempenho de cada jogador que atua na Espanha e participou da Copa do Mundo da África do Sul. Boa leitura!

David Villa, Xavi Hernandez e Andrés Iniesta
Os três jogadores é a base do sucesso espanhol na Copa do Mundo. Um decide; o outro organiza de modo perfeito o meio-campo; o terceiro outro dá uma maior movimentação na meiuca roja. O trio do Barcelona 10/11 vêm fazendo grandes jogos e são candidatíssimos ao título de melhor da Copa e do Mundo.

Na estreia da Espanha na Copa, a fama de "amarelona" - que, após a classificação à final, já foi esquecida por alguns - voltou à tona novamente. A derrota da Suiça, num jogo onde a Espanha foi bem, trouxe um pouco de dúvidas sobre os "pilares" espanhóis. Tanto Xavi quanto Iniesta não chegavam no ápice de sua forma, e Villa estava muito sobrecarregado após uma temporada em que pouco foi poupado no Valencia. Veio a segunda rodada, e Villa começou a decidir. Na vitória por 2 a 0 sobre Honduras, o Guaje foi autor de um doblete providencial para o resultado da partida e poderia ter feito um hat-trick se não tivesse desperdiçado uma cobrança de pênalti.

Só na terceira rodada, na partida decisiva contra o Chile, que os três protagonistas rojo começaram a aparecer. A Espanha venceu por 2 a 1, e tanto Villa como Iniesta marcaram os gols da vitória espanhola. Na final contra a Holanda, Villa, Xavi e Iniesta terão dois concorrentes direto na briga pelo título de melhor da Copa: os craques Robben e Sneijder.

Robben e Sneijder

Por incrível que pareça, Florentino Pérez deve estar coçando a cabeça neste momento. "Chutados" do Real Madrid pelo seu novo presidente, Robben e Sneijder tornaram-se protagonistas de seus novo clubes e levaram-o a uma final de Champions League - desejo incontrolável de Florentino Pérez -, vencida pela Inter de Sneijder e Diego Milito.

Sneijder é um dos poucos craques que brilharam durante 2009-10 e mantém o alto nível na África do Sul: se boa parte dos grandes jogadores não fizeram a diferença para suas seleções, a campanha da Holanda tem sua marca. Com Arjen Robben indisponível no início da Copa, o interista decidiu os primeiros jogos para sua seleção e, mesmo após a volta do ponta do Bayern de Munique, continua sendo o principal jogador holandês no torneio: fez os gols decisivos contra Eslováquia e Brasil, é um dos vice-artilheiros da Copa (com quatro gols) e já foi eleito como melhor em campo por três vezes no torneio.

Caso leve a Holanda ao título mundial e alcance um feito que três fantásticas gerações da Oranje - a de Johan Cruyff e Johan Neeskens; a de Marco van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkaard; e a de Dennis Bergkamp, dos irmãos De Boer e van der Sar - não conseguiram, Sneijder entra em outro patamar na história do futebol de seu país. Com o fracasso da Argentina de Messi e com a consagração com seu clube, já é taxado como favorito ao primeiro prêmio unificado entre Fifa e France Football de melhor jogador do mundo, que será concedido no dia 10 de janeiro de 2011: o Bola de Ouro Fifa.

Kaká, Messi, Cristiano Ronaldo e Higuaín
Os três primeiros foram uma das grandes decepções da Copa. Kaká encerra uma temporada totalmente pífia. Sem títulos, com lesões, com altas críticas, etc. Cristiano Ronaldo foi bem na temporada pelo Real Madrid, mas pouco fez na Copa do Mundo. Já Lionel Messi fez uma boa primeira fase de Copa, mas saiu da competição vendo a Argentina ser goleada e sem ter feito um gol. Como prêmio de consalação pro gênio argentino, fica que ele encabeçou a lista de melhores jogadores da Copa - que deve ser vencida pelos protagonistas dos primeiros tópicos da matéria.

Higuaín foi, em boa parte da Copa, 8 e 80. Fez uma estreia péssima, onde perdeu gols incríveis, e marcou um hat-trick contra a Coreia do Sul, na segunda rodada. Poupado contra a Grécia, voltou contra o México e fez mais um. Na eliminaçao albioceleste, contra a Alemanha, sumiu, assim como o time todo.

Forlán
Forlán foi, sem dúvidas, um dos maiores jogadores desta Copa. Levou o Uruguai a uma mítica semifinal de Copa - 40 anos depois de sua última participação nesta fase.. O ídolo da torcida colchonera é um dos artilheiros da competições e também está cotado para ser o melhor da competição. Com a eliminação do Uruguai nas semifinais pra Holanda, as chances de Diego Forlán ser eleito o melhor da Copa abaixou demais. Para alguns, mesmo com o não título da seleção uruguaia, o uruguaio é, sim, o melhor jogador desta Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário