sábado, 25 de agosto de 2012

Mini-clássico

 No último duelo de filiais de Barcelona e Real Madrid, Xavi e Puyol foram os destaques (Zimbio)

Daqui a pouco, às 16h, o futebol espanhol assistirá ao duelo mais curioso e até esperado da temporada. No estádio Alfredo Di Stéfano, o Real Madrid Castilla recebe o Barcelona B pela segunda rodada da Liga Adelante. Na rodada de estreia, as duas filiais perderam. No melhor jogo da rodada, o Barcelona teve um Deulofeu inspirado, que marcou três gols, mas expôs a carência defensiva e sofreu duas viradas do Almería na derrota por 5x4. Os merengues, por sua vez, deram mais trabalho ao Villarreal, que suou para virar no El Madrigal por 2x1. A partida é especial por, entre outros motivos, ser disputada justamente entre os dois jogos da Supercopa.

Este será o primeiro confronto entre os dois em 15 temporadas. Os últimos precedentes é favorável aos catalães. Em 97/98, à época Barça Atlètic e Real Madrid, as equipes caíram no grupo C da fase de acesso à Segunda Divisão B, o que gerou dois confrontos nas últimas duas rodadas. Os blancos lideravam o grupo com oito pontos, um a mais que os azulgrenás, que viraram o quadro. Liderados por Xavi e Puyol, o Barça Atlètic impussionou uma humilhante goleada ao rival no Mini Estádi, em Barcelona, por 5x0. O zagueiro, aliás, foi o autor do terceiro gol. Nomes conhecidos como Gabri, que também anotou um gol, e Luis García estiveram presente neste duelo. Em Madrid, nova vitória blaugrana: 2x0. A festa nos vestiários foi enorme, e contou com a presença do até então treinador da equipe A Louis van Gaal e o diretor esportivo das divisões de base Llorenç Serra Ferrer.

Atualmente, o mais promissor jogador barcelonista é Gerard Deulofeu (foto, Zimbio). Após a exibição de gala na primeira rodada, o jovem será encarregado de comandar o time B em Madrid. Ao seu lado, terá a companhia de Rafinha Alcântara, que reclamou de desconfortos durante a semanas mas está confirmado para o mini-clássico, e Jean Marie Dongou, o homem-gol de apenas 17 anos e considerado o herdeiro Samuel Eto'o. Se o hispano-brasileiro começar no banco, seu provável substituto é Lobato. A grande novidade e comemorada pelo treinador Eusébio Sacristán é o "reforço" de Sergi Roberto, que treinou com a equipe A durante toda a pré-temporada e foi liberado por Tito Vilanova a disputar o jogo. Sergi se destacou nos amistoso de preparação e ganhou muitos pontos com o treinador da equipe principal, podendo até assinar contrato com a equipe A em janeiro. Juste, machucado, e Carles Planas, expulso ante o Almería, serão desfalques de peso.

O substituto de Planas é o jogador mais jovem da Liga Adelante, o lateral Alejandre Grimaldo (16 anos e 243 dias). Ele terá a missão de ajudar a dissipar as dúvidas que pairam sobre a defesa após a primeira rodada. Grimaldo é uma espécie de Jordi Alba, pois ataca com frequência, mas deixa a desejar na marcação, ao contrário de Planas, mais completo. No meio-campo Illie e Espinosa devem acompanhar Sérgio Roberto. Se não houver mudanças de última hora, o provável é a escalação de Oier; Balliu, Sergi Gómez, Lombán e Grimaldo; Illie, Espinosa e Sergi Roberto; Deulofeu, Dongou e Rafinha.

No Castilla, a promessa é de apoio total da torcida. O treinador Alberto Toril tratou de convocar os aficionados na coletiva pré-jogo. "É uma partida bonita e única, em uma categoria bastante disputada, entre duas das principais divisões de base do futebol espanhol. Queremos muito que o público possa no ajudar a conseguir os três pontos". Em campo, Toril tem algumas dúvidas. Morata é dúvida por seguir treinando com a equipe A e sua presença no onze inicial só será confirmada às vésperas da bola rolar. José Mourinho, perguntado sobre isso em sua coletiva para o jogo contra o Getafe, não deu uma resposta concreta. A principal estrela do Castilla é Jesé Rodríguez (foto, Mirror), artilheiro e melhor jogador do último Europeu Sub-19 de seleções. Ele deverá ter ao lado no atacante Denis e Borja García, que disputa a posição do flanco esquerdo com Óscar Plano.

Na defesa, o xerifão Casado, que treinou com a equipe principal na pré-temporada, se recuperou dos desconfortoso musculares e está à disposição para formar dupla com Nacho, novidade do banco de reservas na partida de ida da Supercopa no Camp Nou. Sem Carjaval e Joselu, que saíram para Bayer Leverkusen e Hoffenhein, os blancos perdem parte do poderio ofensivo que apresentou na disputa da Segunda B na temporada passada. É provável que o Castilla inicie com Mejias; Fabinho, Nacho, Casado e Mateos; Mosquera, Álex e Juanfran; Jesé, Denis e Borja García. Quem se dará melhor nesse duelo? La Fábrica ou La Masía?

4 comentários:

  1. Victor, eu vi a súmula do ultimo jogo válido pela Segunda División entre o Barcelona B e Real Madrid B e os brasileiros Iarley e Cesar Prates envergavam a camisa merengue. Daquele time, ninguém vingou, ou conseguiu algum êxito no futebol espanhol, pelo lado do Barça, Arnau que jogou por muito tempo no Malaga na sua fase pré-milionária, Gerard (AQUELE MESMO!!!), Rufete (ex- Valência e Espanyol) e Jon Bakero, que como única lembrança que teve era por ser irmão do Bakero do Barcelona que jogava no Dream Team do Cruyff...

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, Douglas.

    Obrigado por relatar essa curiosidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vítor Sergio Rodrigues do E+I elogiou o seu blog na transmissão de um jogo do Barcelona, como um dos melhores. Eu assino embaixo, considero excelente, acima, mas muito acima da média, isso reforçou para mim mais visitar esse maravilhoso blog.

    Em relação a essa disputa: como é bom ver essa disputa entre Real e Barça nas canteras tbm. Surgem muitos 'peloteros' (como os espanhóis costumam chamar os jogadores habilidosos), como vimos na foto da matéria acima (Xavi e Puyol) por exemplo. Como eu gostaria de ver isso no Brasil.
    Que saudade do Flamengo do Zico, do Atlético MIneiro de Reinaldo, o Internacinal de Falcão, o São Paulo de Raí e Telê, que saudade. Espero que o futebol recupere sua identidade futebolística.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelos elogios, caro!

    De fato, a disputa entre Barcelona e Real Madrid também nas canteras é algo louvável.

    Abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir