segunda-feira, 13 de agosto de 2012

É dada a largada

Começa nesta sexta-feira (17) a 83ª edição da segunda divisão espanhola, mais conhecida desde 2008 por motivos de patrocínios como Liga Adelante. Assim como na temporada passada, a Andaluzia é a região com mais representantes: Córdoba, Recreativo Huelva, Xerez e Almería. Um desses representantes dará o pontapé oficial do campeonato: o Almería vai até a Catalunha encarar o Barcelona B no Mini-Estadi. O momento não pede um preview mais caudaloso como o feito no ano passado, mas vale fazer breves comentários sobre o que se espera da temporada 2012/2013.

A lógica é imaginar que a disputa pelo título sempre será restrita as equipes que desceram. Embora o Villarreal seja uma equipe tradicional, provavelmente não terá a mesma moleza do Deportivo na temporada passada. O Submarino Amarelo passa por um grave problema interno e o jeito é vender seus jogadores. Borja Valero, Marco Rúben, Zapata, Gonzalo, Ángel, Camuñas e Nilmar saíram, e Rossi continua lesionado. Já comentamos que a equipe necessita de um centroavante, e a aposta é em Cavenaghi (foto à direita, site oficial), que chega de empréstimo junto ao River Plate. Aposta essa arriscada: há duas temporadas, o argentino fracassou no Mallorca. O mercado fecha no dia 31, mas as movimentações são tímidas. Não seria surpresa se, por acaso, os amarillos continuarem mais alguns anos na segundona. O Sporting Gijón, por sua vez, teve três perdas consideráveis: Adrián Colunga (Getafe), André Castro (Porto) e Rivera (Elche). Acompanharam-os Gálvez (Rayo), Barral (Orduspor) e Eguren, que decidiu não renovar o contrato e permanece sem clubes. Espinha-dorsal da equipe, farão falta porque a reposição a eles foram as contratações de muitos jovens. Por ora, os asturianos são incógnitas.

Por 12 anos consecutivos, o Racing Santander esteve na Liga BBVA. E havia justamente um ano onde os cantabrianos não desejavam estar na Adelante: 2013. Simples: a data 23 de fevereiro de 2013 marca o centenário do clube de Santander, que celebrará seus 100 anos disputando a categoria inferior. Assim como o Sporting Gijón, os verdiblancos também são incógnitas, pois convivem, há um bom tempo, com problemas extracampos. Jogadores com Toño, Acosta, Bernard, Colsa, Kennedy, Christian e Diop foram negociados e a diretoria remodelou a equipe, com as chegadas de Dorca, Longás, Héctor Yuste, Gai Assulin (ele mesmo!), Saizar, Herrero, Rochela, Dani Bautista e Ferreiro. Nenhuma contratação de impacto, mas que podem ajudar o time a voltar à elite. Uma equipe mais jovem em relação a que estamos acostumados a ver.

Entre as filiais, a temporada 2012/2013 reservará o divertido e esperado embate entre Real Madrid Castilla e Barcelona B, que se enfrentaram pela última vez oficialmente em 1996/97 - ao final da temporada, foram rebaixados. As respectivas diretorias estão trabalhando firme para que seus meninos continuem na segunda divisão. Juntos, os dois gastaram mais que 13 clubes da categoria, algo que tem indignado essas sociedades. Mais experiente e na Adelante há duas temporadas, o Barcelona B teve perdas consideráveis: Montoya, Jonathan Dos Santos, Muniesa e Bartra foram efetivados à equipe A e não aparecerão mais no Barça B. Em compensação, Tello ainda possui ficha de jogador da filial e pode reforçar a equipe em necessários momentos. O Castilla, por sua vez, manteve a base forte e promissora que venceu seu grupo na Segunda B 11/12 com folgas. As partidas de Carjaval e Joselu, para Bayer Leverkusen e Hoffenheim, respectivamente, no entanto, farão falta. A aposta é que tanto Castilla quanto Barcelona B fiquem no meio da tabela, mas deem investidas na ponta de cima se deram oportunidades.

Elche e Córdoba estão há bastante tempo disputando a segundona. A dupla aparece com frequência como candidatos a acesso e vêm de duas temporadas consecutivas caindo nos play-offs. Para 2012/13 não será diferente. Eles se juntam a Almería e Hércules como postulantes a elite. Os herculanos foram os que mais se destacaram no mercado: as contratações dos ex-colchoneros Cabrera e Mérida (foto à esquerda, site oficial) darão mais força à equipe que pode, também, ser candidata ao título. A saída de Abel Aguillar foi reposta à altura com a chegada de Portillo. No Elche, o verão foi de novela pela contração de Coro, do Girona. Os valencianos chegaram a confirmar a contratação do atacante duas vezes, mas a equipe catalã negava logo em seguida. No primeiro dia de Agosto, enfim os dois clubes chegaram a um acordo. A base que sucumbiu na reta final da temporada passada pode dar um gás e surpreender. A menos que, por mais um ano, a condição física dos jogadores seja uma pedra no sapato.

Os clubes que devem ocupar a faixa intermediária da tabela são os que demonstraram certa "consistência" nos últimos anos ou, pelo menos, reforçaram o elenco de maneira criteriosa. Por isso, não há que se duvidar de Las Palmas (impussionado pelo homem-gol Herrera, dono de sete gols na pré-temporada e que já vem sendo tratado como killer), Recreativo (17º colocado na Liga passada, mas que passou por uma reformulação no time titular e tem no novo treinador Sérgi Barjuan a esperança de um trabalho seguro), Girona (segunda equipe que mais se reforçou no mercado) Numancia (que irá contar com a experiência de Sastrústegui) e Guadalaraja (que prepara um projeto ambicioso após a manuntenção na segundona: 15 jogadores foram incorporados neste mercado).

Uma das grandes dúvidas da temporada é o desempenho do Huesca. Sem Fabri González, que surpreendeu ao rescindir contrato com o clube a dez dias da estreia, e com eventuais vendas de mais jogadores imprescindíveis, a tendência é que o time fique um tanto distante da corrida pelos play-offs e amargue o meio da tabela. Antonio Calderón, um velho conhecido em El Alcoraz, chega para o cargo técnico. O novo treinador terá a missão de fazer seus jogadores assimilarem seus métodos futebolísticos, como afirmou na coletiva de apresentação. Se, por um lado, foi deixado de fora da disputa pelo play-offs, a permanência é um objetivo real. Quem também pode ter uma temporada bem diferente em relação a passada é o Alcorcón. Após bater na trave e perder a final da repescagem de acesso para o Valladolid, os alfafeiros não terão o querido treinador Anquella no banco. Bordalás, seu substituto, terá o difícil desafio de igualar ou superar o feito conseguido pela equipe em seu terceiro ano consecutivo na categoria de prata, mas sabe que a tarefa é árdua.

Superação, seu nome é Mirandés. A equipe que surpreendeu o futebol espanhol em 2011/2012 ao eliminar Villarreal, Racing Santander e Espanyol na Copa do Rei irá disputar pela primeira vez em sua história a segunda divisão. A disputa é contra o rebaixamento e os jogadores sabem disso. O mercado, por ora, é bastante ganancioso. Os Jabatos concretizaram as transferências de Dani Jiménez, Àlex Bernal e o experiente Colsa, ex-Racing Santander. O criativo Javi Soria também chega para ser titular no meio-campo. Os bascos Koikili (foto à direita, La Voz de Lebro) e Diaz de Cério foram as contratações mais comemoradas. Após a magnífica temporada, os cofres do clube aumentaram. Hoje, o Mirandés superou os 3000 sócios (mais de 826 altas neste ano). A expectativa é de um ano promissor, mas há trabalho pela frente.

A Ponferradina, outro clube que conseguiu o acesso, tenta vencer uma superstição: nas duas únicas vezes que os bercianos disputaram a categoria de prata foram rebaixados na mesma temporada. A "síndrome do acesso" quer ser deixada de lado pelo representante pobre de Castilla e Leão. Quem também subiu foi o Lugo, que foi o clube que mais gastou no mercado ao lado do Gualaraja. A diretoria conseguiu a aquisição de 15 novos jogadores para um objetivo histórico: conseguir, pela primeira vez, ficar duas temporadas consecutivas na Liga Adelante.

Murcia, Sabadell, Xerez são um caso à parte no campeonato. O trio, às vésperas do início do torneio, estão cheios de ponto de interrogações para responderem. A equipe de Jerez de La Fronteira está em situação econômica atenta. A LFP, em um comunicado na web, qualificou como "delicado" o estado financeiro do clube. A federação advertiu o clube a "reduzir de forma urgente e drástica o custo do elenco". A salvação passa por um improvável acesso à primeira divisão. No entanto, o ato mais plausível atualmente é a briga por rebaixamento. O Múrcia, por sua vez, vive uma situação peculiar. os bermellones têm apenas 19 jogadores à disposição para a estreia no campeonato. No último final de semana, sofreu uma grave baixa: Oriol, Isaac e Chando se lesionaram e ficarão fora dos gramados por dois meses. A situação é preocupante.

1ª rodada
Sexta-feira 17/08
14h: Barcelona B x Almería
14h: Mirandés x Huesca
16h: Villarreal x Real Madrid Castilla

Sábado 18/08
14h: Girona x Sabadell
14h: Lugo x Hércules
16h: Xerez x Recreativo

Domingo 19/08
14h: Racing Santander x Las Palmas
14h: Sporting Gijón x Numancia
16h: Alcorcón x Guadalajara
16h: Elche x Ponferradina

Segunda-feira 20/08
16h: Múrcia x Córdoba

4 comentários: