terça-feira, 25 de outubro de 2011

9ª rodada: Fazendo história

Ballesteros comemora com Juanlu: o Levante convenceu contra o Villarreal e chegou à liderança (getty images)

O 23 de outubro de 2011 certamente será um dia que entrou na história do segundo principal clube de Valencia. É a data na qual, pela primeira vez em seus 102 anos de história, o Levante pôde comemorar a liderança da Liga BBVA, após aproveitar o fato de o Barcelona ter empatado contrao Sevilla. Jogando à Barcelona e com o azulgrená já tradicional, os levantinos fizeram do El Madrigal, casa de seu rival regional, Villarreal, seu palco de felicidades. um 3 a 0 para não deixar mais dúvidas quanto a capacidade de seu elenco. A rodada também marcou o crescimento do futebol do Athletic Bilbao, que conseguiu um bom empate no Mestalla contra o Valencia, o novo tropeço do Atlético de Madrid, que só empatou em Madrid contra o Mallorca, e a confirmação da boa fase do Espanyol, que derrotou o Racing Santander na Cantábria.

Villarreal 0x3 Levante
Um líder de escândalos. Sem cerimônia, o Levante encurralou o Villarreal no El Madrigal e venceu facilmente por três gols de diferença. A derrota assou mais a batata de Juan Carlos Garrido, que, dizem, poderá ser demitido em caso de uma provável derrota para o Real Madrid, na quarta-feira. O Levante foi bem do início ao fim. Após assustar com Barkero, de falta, logo aos dois minutos, os azulgrenás chegaram ao um a zero após um belo contra-ataque, concluído por Juanlu. O externo esquerdo chegou ao doblete no fim da primeira etapa, em mais uma bela jogada da equipe comandada por Juan Ignácio Martínez. Em jogada de Barkero, meio-campista que vive ótima fase, Koné cruzou e Juanlu, que se desmarcou de Marchena, bateu firme às redes de Diego López.

O zagueiro espanhol viveu uma semana negra: após marcar um gol contra contra o Manchester City que complicou a vida do Villarreal na partida, o campeão mundial deixou Juanlu livre no momento do segundo tento levantino, que jogou por água abaixo uma provável reação amarilla. No segundo tempo, o Submarino Amarelo naufragou de vez. Sem opção, Garrido colocou Rúben no lugar de Marchena na volta do intervalo, mudando equipe para um 3-4-3, e deixou mais espaços para o Levante penetrar. Koné, que passou a ficar mais solto, deu o golpe final: após receber na entrada da área, passou por Gonzalo e fuzilou a meta de Diego López. A superioridade do Levante em campo é diretamente proporcional ao momento que vive o Villarreal. Acostumado a fazer a bola correr, os amarillos provaram do próprio veneno: correram atrás da bola e tiveram apenas 44% da posse de bola.

Valencia 1x1 Mallorca
Em jogo marcado por dois golaços (Muniain para o Athletic Bilbao e Soldado para o Valencia), o resultado final teve sabor mais doce para o Athletic Bilbao do que para o Valencia. Apesar de ter dominado o jogo inteiro e sofrido o empate aos 48 minutos da segunda etapa, o Athletic Bilbao sai do Mestalla satisfeito. O estilo de jogo de Bielsa vai começando a funcionar e, de pouco em pouco, os resultado vão saindo. Na coletiva pós-jogo, o argentino ficou contente com o resultado e afirmou que, apesar do gol sofrido nos acréscimos, o placar foi justo por cada equipe ter feito um tempo bom. A atuação do árbitro Clos Gómez foi bastante controversa e prejudicou os bascos.

O árbitro anulou um gol legal de Susaeta e deixou de marcar um pênalti clarrísimo em Susaeta. No lado valenciano, as dúvidas prosseguem. Após emplacar o terceiro jogo sem vitória, Unai Emery ainda recebeu uma péssima notícia: Canales saiu lesionado e será baixa por três meses. Dentro de campo, a saída de El Principito deixou os chés numa situação muito ruim. Sem seu principal armador, Unai Emery deverá escalar Banega mais adiantado ou utilizar Jonas mais centralizado, como no início da Liga.

Atlético de Madrid 1x1 Mallorca
Jogo com cara de dèjá vu. Tropeçando nos mesmos pecados, o Atlético de Madrid voltou a dominar uma partida, mas não conseguiu somar três pontos. Após quebrar a racha negativa de seis jogos sem marcar, os atleticanos tiveram que correr atrás do prejuizo, dessa vez. Com três minutos de jogo, o Mallorca já vencia, após gol de Hemed de pênalti. De nada adiantou, portanto, o domínio territorial dos rojiblancos. Para se ter uma noção do que foi o jogo, o Atléti chutou 15 bolas às redes de Aouate, mas, ironicamente, só marcou de pênalti, convertido por Falcão García. Na próxima rodada, os colchoneros terão um duro desafio: visitarão o Athletic Bilbao na Catedral. Na 9a colocação e após bons investimentos no mercado, o Atlético de Madrid novamente vai fazendo uma campanha decepcionante, até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário