domingo, 16 de outubro de 2011

8ª rodada: Criando problemas

Higuaín, reverenciado: boa fase do argentino cria problemas para Mourinho (AS)


Real Madrid 4x1 Bétis
No jogo que abriu a rodada, o Bétis até ensaiou surpreender o Santiago Bernabéu, mas a noite inspirada de Higuaín e a nova boa partida de Kaká não deixaram. O primeiro tempo insonsso dos merengues deixaram dúvidas quanto se a vitória viria. O Bétis, ousado e à espera de um contra-ataque, não se intimidou com a visita à capital. Pepe Mel jogou num super-ofensivo 4-3-3, quebrando qualquer tipo de especulação que dizia que, pelo menos contra o Real Madrid, o técnico adotaria uma postura mais defensiva. O resultado, pode-se dizer, foi um pouco "mentiroso". Porém, o gol de Higuaín no primeiro suspiro do segundo tempo fez com que o Real Madrid voltasse à realidade.

O terceiro hat-trick em três semanas de Higuaín (o segundo consecutivo com o Madrid) ratifica sua excelente fase. Se, na temporada passada, La Pipita voltou de lesão muito mal e, ainda por cima, viu Benzema jogar muito bem, na atual temporada a disputa por uma vaga no ataque promete: Benzema realizou uma pré-temporada excelente e começou a liga espanhola em alta estilo, contrabalanceando com o fato de Higuaín começar a desencantar. Mesmo negando que não terá problemas, Mourinho sabe que terá. Possibilidades de rodízios? "Para mim, não existe essa de jogador titular quando se tem tanto talento disponível", disse Mourinho após o jogo. A fase de Higuaín é excelente: já são nove gols no mês de outubro, uma média de um gol a cada 38 minutos.

Não é só no ataque que Mourinho terá problemas. No meio-campo, setor mais forte da equipe, Kaká voltou a atuar com sobressaliência, marcando um belo gol, e Di María, que entrou no segundo tempo, deu duas assistências. Özil, que ontem foi titular, também fez boa partida, apesar de não ter feito nenhum gol e não ter dado nenhuma assistência. O turco-alemão ganha pontos com Mourinho por ser essencial para o esquema do português. Já vimos, por exemplo, na partida contra o Rayo os blancos quebrarem a cabeça para criar alguma situação de gol sem a presença de Özil no meio-campo, fato totalmente diferente quando o camisa dez entrou em campo. Em uma enquete do Marca, a torcida foi clara: hoje, do meio para frente, os titulares seriam Kaká, Özil, Cristiano Ronaldo e Higuaín.

Barcelona 3x0 Racing Santander
Dez minutos. Esse foi o período em que o Racing Santander conseguiu aguentar o Barcelona. Os blaugranas, que não costumam se dar bem após a Data Fifa, superaram as adversidades do vírus e venceram com contundência os cantabrianos. A grande notícia que Guardiola poderia receber após a partida foi a volta em alto estilo de Iniesta. O meio-campista, que recebeu alta antes do previsto, se entendeu muito bem com Messi, não sentiu a falta de ritmo por ter ficado um mês fora dos gramados e participou, diretamente, de dois gols - os dois da Pulga. Guardiola, aliás, voltou ao 4-3-3 ontem, mas com uma curiosidade: os três homens do meio-campo foram Xavi, Thiago e Iniesta, um setor sem nenhum volante de marcação.

Quem também fez grande partida foi Messi. La Pulga, pichichi do campeonato, anotou um doblete (sendo um deles um golaço) e não lembrou nem um pouquinho aquele Messi apático visto no duelo da Argentina contra a Venezuela. Mas nem tudo são flores no paraíso de Guardiola. As lesões, mais precisamente o bíceps femoral, voltaram a assolar o vestiário dos catalães. Ontem, foi Piqué: o zagueiro, que já havia pedido substituição por precaução no duelo da seleção espanhola contra a Escócia, se lesionou no início do primeiro tempo e será baixa por 15 dias. O Racing Santander de Héctor Cúper continua vivendo num pesadelo: já são seis jogos sem vencer, e a possibilidade de rebaixamento já é real em Santander.

Granada 0x0 Atlético de Madrid (Claudio Araujo)
Será mais uma temporada decepcionante do Atlético de Madrid? O jogo contra o Granada, antepenúltimo colocado, seria uma excelente oportunidade de afastar qualquer resquício de crise em Manzananares. Entretanto, os rojiblancos não jogaram melhor que os anfitriões e, pela partida, saíram satisfeito dos Los Carménes. Ante a ausência de Silvio e o jat-leg de Perea, Manzano optou por colocar Juanfran de lateral direito. Pouco acostumado à função, sofreu com Dani Benítez, melhor jogador da partida.

A falta de gols assusta: apesar do início promissor de Falcão García, o colombiano caiu de rendimento e, junto ao Atlético de Madrid, já não marca há cinco partidas seguidas. Adrián teve uma boa oportunidade no final da segunda etapa, mas acabou desperdiçando frente a Roberto. O goleiro esteve em uma boa noite: parou, além da defesa no chute de Adrián, Reyes e Diego em duas oportunidades. Se há uma boa notícia para Manzano, esta é Courtois: o goleiro vem substituindo De Gea à altura e, apesar da juventude, parece um veterano em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário