domingo, 30 de outubro de 2011

11ª rodada: Tarde do alívio

O sorriso voltou: após três jogos sem marcar, Messi desencantou em alto estilo (getty images)

Nos quatro jogos que abriram a décima-primeira rodada da Liga BBVA, três deles tiveram sabor de redenção, alívio. Na Comunidade Valenciana, Valencia e Villarreal derrotaram Rayo Vallecano e Getafe e voltaram a vencer após três e oitos jogos, respectivamente. Alívio maior para o treinador amarillo Juan Carlos Garrido, que estava muito ameaçado, viu o nome de Rafael Benítez ser bastante especulado e conseguiu tirar a equipe da zona de rebaixamento.

No Camp Nou, o Barcelona voltou a convencer. O "alívio" da vez foi de Messi, que não marcava há três jogos e marcou um triplete, se isolando no Pichichi. No último jogo da noite, a Real Sociedad, que já havia tirado dois pontos do Barcelona, até fez um bom segundo tempo, mas foi castigada pelo primeiro tempo horrível e não conseguiu segurar o Real Madrid no Anoeta. Com a vitória e a derrota do Levante (na segunda parte do resumo), os blancos assumiram a liderança da competição.

Barcelona 5x0 Mallorca
Crise é a palavra certa para definir um meia-atacante (leia-se: não-centroavante) que, mesmo criando oportunidades, não marcava há três partidas? Se, em determinado momento, especulações quanto a Messi foram criadas, sobretudo que ele precisava de descanso por não estar na forma física ideal, La Pulga respondeu os críticos em alto estilo: melhor em campo, anotou um hat-trick em apenas 30 minutos e definiu a goleada do Barcelona. As boas notícias começam a aparecer no ambiente azulgrená: além dos gols de Messi, Guardiola já tem à disposição Puyol e Piqué, que estiveram no banco contra os baleares. Alexis Sánchez, mesmo sem alta, irá voltar na terça-feira contra o Viktória Pilsen, pela Champions League.

Numa data marcado pelas estreias de Raúl e Iniesta - há 17 e 9 anos, respectivamente -, dois canteranos que estão começando a ter chance com Guardiola chamaram a atenção: Cuenca e Deulofeu, visto como grande esperança dos aficionados para ser o chefe de uma próxima geração vitoriosa do Barcelona. O primeiro, que já havia sido titular contra o Granada, foi convocado para uma partida da equipe A pela quarta vez consecutiva e começa a mostrar seus dotes: no início da segunda etapa, recebeu bom passe de Thiago Alcântara, passou por Aouate e marcou seu primeiro gol com a camisa azulgrená. O hispano-brasileiro, aliás, foi indicado ao prêmio Golden Boy, entregue pelos italianos do Tuttosport. Segundo a imprensa espanhola especula, Thiago é o favorito para receber o prêmio, que já foi conquistado por Messi (2005) e Fàbregas (2006).

Derrotado, o Mallorca chegou ao Camp Nou animado. Impussionados pelos seus últimos resultados, os baleares, contudo, decepcionaram. Acuados, não levaram perigo à meta de Valdés em nenhum momento e correram atrás da bola os noventa minutos. Na última temporada, o Mallorca de Laudrup havia tirado pontos do Barcelona na Catalunha, mas dessa vez foi bem diferente: mesmo sem Iniesta, Fàbregas, Xavi, Pedro, Puyol e Piqué, o Barcelona voltou a ser dominante e não deu espaços aos isleños.

Villarreal 2x0 Rayo Vallecano
A tarde do alívio foi a melhor possível para o Villarreal. Após quebrar a racha negativa de oito jogos sem vitória, o Submarino Amarelo também deixou a zona de rebaixamento. Na semana em que a imprensa inglesa especulou com força que Benítez poderia substituir Garrido no comando técnico amarillo, o treinador voltou a escalar o 4-2-3-1 da partida contra o Real Madrid. Borja Valero, nome da partida, atuou mais centralizado, no suporte a Marco Rúben. Pelo lado franjiroyo, a equipe do treinador José Ramón Sandoval teve uma maior posse de bola e o domínio territorial em boa parte da segunda etapa. Mas a lesão de Tamudo fez com que a boa partida rayista caísse por água baixa. Sem referência na frente, o Rayo viu o ímpeto do Villarreal crescer. A dupla de zaga composta por Jordi e Arribas também se comportava bem, mas o gol de Bruno evidenciou os problemas que a equipe passa pelo alto.

Ironicamente, o Villarreal voltou a vencer justamente sem seus dois principais jogadores: lesionados, Rossi e Nilmar só voltarão a jogar juntos na próxima temporada, já que o ítalo-americano rompeu o ligamento do tendão esquerdo na partida contra o Real Madrid e só volta em 2012/2013. Mesmo com a vitória, a praga de lesões continua: Camunãs, Cani, Marcos Senna e Marco Rúben se lesionaram e estão de fora do jogo decisivo contra o Manchester City. Situação preocupante é a de Cani, que irá ficar seis semanas fora. Sem três atacantes de ofício disponível, Garrido só tem à disposição o chileno Hernán Pérez.

Real Sociedad 0x1 Real Madrid
A comemoração de Mourinho após o apito final do árbitro Undiano Mallenco representa bem o que foi o jogo em San Sebastián. Um tempo bom de cada equipe e uma maior eficiência do Real Madrid definiu a vitória blanca. Melhor na primeira etapa, os merengues conseguiram o gol da vitória logo aos oito minutos, com Higuaín. O gol do argentino jogou por água abaixo a proposta de jogo de Phillipe Montanier: com cinco jogadores de defesa e dois volantes defensivos (atuou no 5-4-1), o francês mudou totalmente seu estilo de jogo para tentar parar o Real Madrid; mas acabou castigado com o gol cedo de La Pipita. A má fase dos atacantes txuri-urdin continuam: já são cinco jogos sem marcar e, nos últimos cinco gols, os artífices foram os jogadores de defesa.

Com a vitória, que garantiu consequentemente a liderança momentânea aos blancos, o Real Madrid encerrou um outubro perfeito. No mês 10, foram seis vitórias em seis jogos, com uma parcial de 20 gols pró e um gol contra. A melhor notícia que poderia receber Mourinho foi, sem dúvidas, a volta do bom futebol de Kaká. Outubro é um mês mágico para Mourinho: a última derrota do treinador de Setubal nesse mês foi para o Manchester City, em 2006, quando Mou ainda treinava o Chelsea. Nas quatro linhas, partida notável de Fábio Coentrão. Com Marcelo poupado, o português jogou pela segunda vez na lateral (a primeira foi no superclássico contra o Barcelona) e, ao contrário da partida no Camp Nou, mostrou boas facetas. Participou constantemente das jogadas ofensivas e protegeu o lado esquerdo da defesa com eficiência. Estrada e, depois, Griezmann não conseguiram bordar por ali.

Valencia 3x1 Getafe
Após três jogos sem vitória, o Valencia voltou a vencer, e com um protagonista inesperado: o francês Feghouli aproveitou bem a chance dada por Unai Emery e marcou duas vezes, sendo o responsável pela vitória ché. O autor do terceiro gol também andava sumido: após um início de temporada turbulento, com direito a expulsão e afastamento, Aduriz voltou a se reencontrar com as redes, num momento no qual o Getafe parecia mais próximo do empate do que o Valencia do terceiro gol. Os azulones sentiram a falta de seu principal destaque neste início de Liga, Pedro León. O meio-campista lesionou o joelho esquerdo e foi operado em Barcelona neste final de semana, ficando de fora dos gramados por dois meses.

No lado valenciano, mais uma partida excepcional de Banega. Após a lesão de Canales, o argentino ficou sobrecarregado de armar as jogadas, mas não tem decepcionado. Após começar a temporada de uma maneira preguiçosa, o camisa dez vem atuando muito bem, e voltou a ganhar moral com a torcida. Para substituir Canales, o Valencia está próximo de fechar com o mexicano Andrés Guardado, do Deportivo. O meio-campista já afirmou que não irá renovar contrato com o clube galego e, segundo informou a Cadena Ser neste final de semana, o clube valenciano já iniciou as negociações com o agente do jogador para assinar um pré-contrato com o clube. Ainda que não tenha a característica de um armador, Guardado cairia como uma luva num meio-campo que ainda não viu Piatti engrenar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário