sexta-feira, 15 de julho de 2011

Campeones Del Mundo: Sergio Ramos

Sergio Ramos é um vencedor nato com a seleção espanhola, onde sempre mostrou dedicação e amor à camisa (getty images)

Cerca de 27 milhões de euros, em agosto de 2005, foram pagos pelo Real Madrid para tirar um zagueiro de 19 anos do Sevilla. Muitos se assustaram. O nome da vez era Sergio Ramos, então uma jovem promessa que, passados quase três anos, desabrochou, e ninguém mais duvida de que o negócio fechado por Florentino Pérez, na época o sexto maior da história do clube merengue, foi excelente. Um prodígio desde muito cedo, Ramos estreou pelo Sevilla com apenas 17 anos, em fevereiro de 2004, posteriormente completando uma temporada em que ainda disputaria mais seis partidas. Porém, foi em 2004/05, com a titularidade na equipe andaluz já assegurada, que o talento do zagueiro começou a sobressair. Nos 38 jogos daquele Campeonato Espanhol, Ramos esteve presente em 31, o que fez com que fosse nomeado a revelação da temporada.

Nesse meio tempo, em 26 março de 2005, o jovem realizou sua primeira partida pela Seleção Espanhola principal, em um amistoso contra a China. Prestes a completar 19 anos, ele se tornou o jogador mais novo a defender a Fúria desde o goleiro Juan Acuna, no longínquo ano de 1941. Uma lesão de Michel Salgado proporcionou a Ramos, três dias depois, estrear como titular da Espanha em um confronto decisivo com a Sérvia, em Belgrado, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006. O fato de o jogador ter correspondido mais uma vez às expectativas só aumentou as especulações acerca de seu futuro. O sucesso na Seleção, que continuou e o levou à disputa do Mundial da Alemanha, foi apenas mais um passo na carreira internacional do andaluz, pois, antes, ele já havia se tornado um dos pilares da equipe sub-19 em 2004, quando o selecionado espanhol faturou o Campeonato Europeu da categoria, na Suíça.

Após cumprir esse trajeto meteórico, a chegada ao Real Madrid seria a prova decisiva para Ramos, que de novo não decepcionou. Já em sua primeira temporada pela equipe da capital, começou a mostrar suas qualidades, destacando-se pela garra e disposição aliada a um excelente controle de bola em progressão. A responsabilidade na capital foi tão grande que Sergio Ramos chegou usando a camisa quatro, antes do grande ídolo Hierro. A estreia com a camisa blanca aconteceu no dia 10 de setembro, ante o Celta Vigo, e o primeiro gol aconteceria dois meses depois, contra o Olympiacos, pela LC. Durante sua primeira temporada, El Lobo foi utilizado muitas vezes como zagueiro ao lado de Helguera, mas chegou a ser também improvisado como volante no 4-2-3-1 de Luxemburgo e, depois, no de Juan Ramón Lopez Caro.

Tal característica o faz atuar com facilidade também na lateral-direita, posição da qual ele virou dono no time de Luis Aragonés e no Real Madrid desde 2007, a partir da saída de Cicinho e das posteriores contratações dos zagueiros Pepe e Metzelder. Apresentando também um ótimo porte físico e não bastando todas as qualidades defensivas, Sergio Ramos também se destaca pela qualidade na subida ao ataque e pelo número de gols de cabeça.

Na seleção espanhol, Ramos é referência: atuou em todos os jogos do título europeu de 2008 e do Mundial de 2010, inclusive nos 120 da final diante da Holanda. Com a camisa roja, tornou-se o jogador mais jovem a chegar na casa das 75 partidas. Desde a morte de seu grande amigo Antonio Puerta, El Lobo pediu para usar a camisa quinze como uma forma de homeageá-lo. No Soccer City, após o apito do final do árbitro Howard Webb, confirmado o inédito título mundial da Fúria, Sergio Ramos logo tratou de pegar a camisa com a foto de seu falecido amigo.

Sergio Ramos
Nome completo: Sergio Ramos García.
Data de nascimento: 30/03/1986.
Local de nascimento: Camas, Andaluzia, Espanha.
Clubes: Sevilla, Real Madrid.
Títulos: Campeonato Espanhol 2006/2007, Campeonato Espanhol 2007/2008, Copa del Rey 2010/2011, Supercopa da Espanha 2008, Eurocopa 2008, Copa do Mundo 2010, Eurocopa Sub-21 2004.

Um comentário:

  1. Olá! O Net Esportes está montando uma revista e gostaríamos de incluir o quadro "Campeones do Mundo".

    Como a revista é mensal, seria consequentemente um jogador por mês. Esperamos resposta.

    http://net-esportes.blogspot.com

    ResponderExcluir