segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O time do futuro

 Real Sociedad derrotou Athletic Bilbao e ratificou apelido de time do futuro (AS)

Nos últimos anos, a alcunha "time do futuro" sempre foi associada ao Arsenal. Os Gunners, treinados pelo francês Arséné Wenger, se destaca por, a cada ano, montar uma equipe formada por jogadores, em sua maioria, jovens. Na Espanha, duas equipes em especial podem receber esse apelidos: os rivais bascos Real Sociedad e Athletic Bilbao. Na temporada passada, os Leones chamaram a atenção por mostrar um futebol bonito, ofensivo e de resultados. Mesmo sendo vice-campeão da Copa do Rei e da Liga Europa, os meninos de Marcelo Bielsa foram aplaudidos pela temporada surpreendente.

No entanto, o assunto do texto de hoje é justamente o rival de San Sebastian. Assim como o Athletic, a Real Sociedad aposta nas canteras. Ainda que em menor plano, os Donostiarras procuram a identidade com o País Basco. Por muito tempo, a entidade só admitia jogadores bascos ou estrangeiros de origens bascas no elenco. Aos jogadores de nacionalidade espanhola, a restrição se mantém na atualidade, mas o clube admite estrangeiros livremente. O primeiro não-basco a disputar uma partida oficial com o uniforme branco e azul da Real foi o irlandês John Aldridge, em 1989.

Desde que voltou à elite espanhola, em 2011, ainda sob período de Martin Lasarte, o clube tenta rejuvenescer o elenco. Ao contrário do Arsenal, que nos últimos anos tem formado jogadores e vendido a outros clubes, eles preparam uma equipe visando o futuro. Os promissores jogadores já sentem desde cedo o sabor de disputar jogos importantes na primeira divisão. O maior exemplo deles é o francês Antoine Griezmann, de 21 anos. Há três anos, ele havia sido o principal nome da Real Sociedad campeã da Liga Adelante. Um ano depois, foi a principal reveleção da Liga BBVA. Em abril, falamos que o fato da equipe ficar na Liga BBVA era algo muito mais que apenas uma permanência. E é, realmente.

Desde o ano passado, o elenco é treinador pelo competente Philippe Montanier. Após uma magnífica campanha com o Valenciennes na Ligue One 2010/2011, quando o time terminou em 10º lugar, sua melhor posição na história, o técnico foi apelidado pela imprensa francesa de Guardiola francês. Em campo, ele se espelha bastante no catalão. O 4-3-3 é seu esquema tático preferido (embora para encaixar alguns jogadores tenha utilizado bastante o 4-2-3-1 desde que chegou ao Anoeta) e suas equipes sempre tentam jogar com a bola nos pés, valorizando a posse de bola.

Os nove pontos conquistados nas primeiras seis rodadas não traduzem perfeitamente a situação da Real Sociedad. É cedo para rótulos, mas a equipe continua fazendo jus aos elogios que tem recebido. Nos dois últimos anos, a questão física fez diferença no segundo turno, onde era natural uma queda livre. Esta temporada não deve ser diferente, provavelmente. O mercado de verão foi bem trabalhado. Chori Castro, Ruben Pardo, Sarpong, José Ángel e Javi Ros foram contratados. Mas a melhor notícia foi a contratação em definitiva do meio-campista mexicano Vela, de ótima fase desde 2011/2012.

Xabi Prieto, jogador mais subestimado do futebol espanhol, manda no meio-campo. Ele é o cérebro do time e todas as bolas passam por seus pés. No último sábado, completou 300 jogos com a Real, na importante vitória ante o Athletic Bilbao, que quebrou uma sequência negativa diante do maior rival. Montanier também comemora o fato do bom futebol de Griezmann ter retornado. Após uma temporada bem opaca, o promissor extremo-esquerdo tem atuado bem neste começo de Liga. Foi dele o gol que sacramentou a vitória ante os rojiblancos bascos. No comando do ataque, Agirretxe é o atacante mais confiável desde a mágica dupla Nihat-Kovacevic. Dessa forma, os blanquiazules agradam os fãs do futebol espanhol, mas deixam um aviso: essa atual geração, num futuro próximo, irá dar muito mais trabalho.

*Por questão de saúde, não pude atualizar o blog na última semana. Peço desculpas. As atividades voltaram ao normal.

2 comentários:

  1. Gostei muito da matéria Victor, esses dois times bascos hj, são os meus favoritos. Qdo quero ver os gols do campeonato espanhol, os primeiros que eu desejo ver é do Sociedad e do Athletic.
    Na temporada passada eu achava que só Bilbao de Bielsa jogava bonito, mas nessa atual descobri o Real Sociedad, e é sensacional. A economia talvez não esteja nada bem, mas o futebol está em grande fase na Espanha.
    A Espanha tem trabalhado muito bem com a 'base' em toda a Europa. Belo comparativo com o Arsenal, outro time que eu admiro em ver jogar, apesar de não ter uma atuação de gala desde 2004. Outro time que eu gosto de ver jogar é o Sunderland do Martin O´Neill(excelente técnico na minha opinião, fez um excelente trabalho no Aston Villa, dava gosto de ver jogar) Não sei se vc já viu o Sunderland jogar ou conhece o trabalho do O´Neill?
    O Real Sociedad já teve um técnico francês nos anos 90, chegou até ficar líder do Espanhol (mas o Barça de Van Gaal acabou levando), com a dupla, como vc mencionou, Nihat-Kovacevic.

    Abraço.

    PS. Vc não é mais aspirante a jornalista, já é jornalista e dos bons, parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Conheço o trabalho do O'Neill da época do Aston Villa. No entanto, confesso que não tenho acompanhado muito o Sunderland, apesar de assistir a Premier League.

    De fato, Real Sociedad e Athletic Bilbao praticam um futebol muito agradável. É praxe fãs do futebol espanhol, como você, gostar das equipes. A Real Sociedad tem no momento a geração mais promissora desde aquela foi vice-campeã em 2002.

    Obrigado pelos elogios.
    Abração!

    ResponderExcluir