quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Um pequeno problema

 A dor de cabeça é sua, Del Bosque (El Digital)

A Espanha entra em campo amanhã e na próxima terça-feira para encarar Bielorrúsia e França respectivamente pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O primeiro adversário não irá requer muito esforço, mas bastante concentração, para evitar possíveis surpresas como a que a Geórgia, na primeira rodada, quase aprontou. Contra a França, em Madrid, a Roja tem a obrigação de apertar a seleção de Blanc e ser mais incisiva do que no confronto da Eurocopa, quando venceu por 2x0 num jogo sonolento.

A convocação de Vicente Del Bosque para os duelos revela uma carência que começa a ganhar atenção na imprensa espanhola: a falta de zagueiros confiáveis. A atual geração tem Sergio Ramos, Carles Puyol e Gerard Piqué como defensores consagrados. Mas o treinador esbarra na falta de opções quando um deles está fora de combate. Dessa vez, ele não terá a dupla catalã, lesionados, e terá que quebrar a cabeça para achar um companheiro para o andaluz. Em teoria, Del Bosque tem somente Raúl Albiol como zagueiro de ofício, mas o madridista tende a ser ignorado pelas poucas partidas feitas na temporada. Como titular, atuou somente em uma, contra o Barcelona na ida da Supercopa.

O jeito, portanto, é improvisar. Javi Martínez, em tese, deveria ser a primeira opção de Del Bosque. Com Marcelo Bielsa, o basco atuou mais como zagueiro do que de volante na temporada passada e não fez feio. Com boa saída de bola e importante no jogo aéreo, foi sem dúvidas um dos principais defensores da Liga 12/13. No Bayern de Munich, neste início de temporada, Martínez tem retornado à sua posição de origem. Ora substituindo Schweinsteiger, ora substituindo Luiz Gustavo, ainda não apareceu recuado. Em sua coletiva, o treinador confirmou a possibilidade de utilizar Busquets na zaga. O barcelonista, durante um período da temporada 2010/2011, atuou assim com Guardiola, que também havia perdido Piqué e Puyol.

Atualmente, o futebol convive com essa escassez de zagueiros consagrados. Nos principais clubes da Liga, os jovens ganham destaque. No Athletic Bilbao, Mikel San José e Aurtenetxe ganham destaque com Bielsa e mostram o quanto são promissores, ainda que tenham que corrigir vícios, naturais por suas idades. No Barcelona, a utilização de Bartra no superclássico chegou a ser especulada. O zagueiro teve atuações positivas na pré-temporada com o elenco A e é opção para Tito Vilanova na hora do aperto. Víctor Ruíz e Álvaro Domínguez também entram nessa lista. E não podemos esquecer de Iñigo Martínez, da Real Sociedad, eleito pelo blog a principal reveleção do campeonato passado.

Mas eles não passam de jovens promissores sem cancha para jogos como contra a França, por exemplo. Del Bosque deveria testá-los em amistosos, como fez com o lateral direito Montoya há um ano. Se do meio para frente sobram de opções e volta e meia alguém com qualidade é cortado - como Mata na atual lista -, a Espanha esbarra na escassez de nomes confiáveis para a zaga.

2 comentários:

  1. Vítor Sergio Rodrigues do E+I disse algo interessante: é incrível como equipes como o Barcelona não consegue 'revelar' jogadores, (apesar de ter algumas promessas) para subir zagueiros para o primeiro time e consequentemente Vicente Del Bosque ter opções para convocação.
    Acrescento nesse caso, numa cantera, ou numa categoria de base como se diz por aqui, os primeiros a se destacarem ou os primeiros a subirem para um time titular, são os zagueiros, volantes e laterais talvez, meio campistas e atacantes vem bem depois. E isso talvez indique uma certa deficiência das equipes espanholas em revelar zagueiros (apesar de diversos clubes espanhóis trabalharem ou darem muita atenção a base) Apesar da Espanha estar num excelente momento, é o país do futebol hoje no mundo, e concordo e muito, dá gosto de ver a Espanha e os times espanhóis jogarem, mas não se pode esconder essa (pequena) deficiência, que em si, não diminuem e provavelmente ou talvez não atrapalhem essa excelente seleção.

    PS. Victor: o Vicente Del Bosque não é a cara do Super Mario Brother´s, não tem uma feição caricatural?

    ResponderExcluir
  2. De acordo, Marcelo. Faço de suas minhas palavras.

    E, de fato, o Del Bosque lembra o Mário mesmo, hahaha. Boa observação.

    Abraço, companheiro!

    ResponderExcluir