domingo, 16 de setembro de 2012

De bem com a vida

 No Málaga, Saviola tende a ser útil ao time (Zimbio)

O Málaga teve um verão bem complicado, tudo mundo sabe. O meio-campista Santi Cazorla, o atacante Salomón Rondón e o zagueiro Joris Mathijsen criticaram a postura controversa da administração do sheikh Abdullah Al-Thani, colocaram o clube na justiça por atraso no salário (ação que foi voltada atrás semanas depois) e rumaram para outros lugares. A diretoria pouco gastou na recomposição do elenco e esteve a um passo de perder o técnico Manuel Pellegrini. A lógica era imaginar a equipe brigando contra o rebaixamento e nem avançando de fase na Uefa Champions League. Bobagem.

Analisando friamente o elenco blanquiazul, as perdas dos três jogadores, obviamente, são consideráveis, mas não a ponto de criar um estardaçalho. Após quatro jogos, desfruta invencibilidade, a melhor defesa e a segunda posição na Liga BBVA. A péssima reação generalizada ao também péssimo mercado havia ampliado uma pressão que seria naturalmente grande. As respostas a ela, no entanto, são as melhores possíveis. Na fase prévia da LC, os boquerones engoliram o Panathináikos quando ainda nem havia contratado ninguém. A boa partida de Eliseu, sobretudo, deu esperança aos torcedores de que o português poderia ser, em certas ocasiões, um substituto interno de Cazorla.

A falta de um centroavante mais experiente foi preenchida no último dia do mercado, com as contratações de Javier Saviola e Roque Santa Cruz. Juanmi, Portillo e Fabricie (respectivamente, 19, 20 e 16 anos de idade), o trio que vinha sendo utilizado como referência antes do dia 31, são jovens promissores e com faro de gol, mas sem cancha e experiência suficiente para determinados jogos, sobretudo em âmbito europeu, onde os andaluzes irão enfrentar Zenit, Milan e Anderletch. Passar de fase é possível, sobretudo pelo enfraquecimento do Milan. Porém, a disputa, na teoria, ainda é pela segunda posição contra o forte Zenit, campeão da Copa da Uefa em 2007/2008 e que desponta como favorito ao título do campeonato russo. Os milionários, na última semana, fecharam com Hulk e Witsel, dois jogadores que acrescentam mais qualidade ao plantel.

Nesse cenário, Saviola pode ser útil. Ontem, ele anotou um gol e foi o autor da assistência para o tento de Joaquín na vitória por 3x1 contra o Levante. Experiente e acostumado a desafios, o argentino ilusiona Pellegrini, que não tem dúvidas de utilizá-lo como titular na estreia de terça, contra os russos, no La Rosaleda. Estrear com três pontos ante um adversário direto é o primeiro passo rumo às oitavas de finais. A manuntenção de jogadores como Monreal e Toulalan também foi essencial. O espanhol, voando no início de temporada, já desponta como candidato a melhor lateral-esquerdo do campeonato. O francês dá o toque de qualidade na volância.

Ainda que a zaga assuste em certos momentos, o setor ofensivo tende a desequilibrar um confronto. Melhor jovem da temporada passada, Isco assume com contundência neste início de temporada a responsabilidade de ser o melhor jogador da equipe. Joaquín, aberto à direita, é confiável quando está em forma. Com apoio da diretoria e dos torcedores, Pellegrini é novamente o responsável por fazer a equipe fluir. O revezamento incessante dos três meio-campistas de seu 4-2-3-1 é a chave do triunfo inicial. No próximo sábado, o Málaga viaja a Bilbao para encarar o Athletic Bilbao, que, enfim, começa a entrar com competividade na temporada. Se tem condições ou não de manter esse pique até o final da temporada e novamente conquistar uma vaga na Champions League, isso só saberemos depois. Mas a conquista de uma vaga na Liga Europa representaria, sim, um inesperado sucesso do projeto que, por pouco, não caiu por ladeira abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário