terça-feira, 31 de julho de 2012

Modric é realmente necessário?

Modrid x Xavi: vai virar rotina? (getty images)

Há nove anos, o Real Madrid contratou um jogador de que não precisava: David Beckham, por generosos 25 milhões de euros ao Manchester United. Os Red Devils, que estavam negociando o jogador com o Barcelona, aceitaram prontamente a oferta do clube merengue, o que acabou fazendo o Barcelona ir até Paris contratar Ronaldinho Gaúcho. Makélélé, que estava no auge e era peça essencial no esquema de Vicente Del Bosque, foi relegado ao banco em prol da titularidade do inglês e resolveu abandonar o clube, se transferindo para o Chelsea de José Mourinho. No final das contas, a contratação de Beckham não deu certo. Ele não chegou a fracassar, mas sua entrada na equipe titular do Real Madrid desmontou todo esquema que, durante três anos, vinha dando certo e conquistando título atrás de título. O Spice Boy só foi conquistar seu primeiro troféu relevante na capital quatro anos depois de sua chegada, a Liga BBVA 2006/2007.

O meio-campo, tão forte e seguro, ficou frágil e sentiu bastante a ausência de um roubador de bola. Claramente, a equipe sobrava em fantasia e magia, mas sentia o baque quando atacada. No final, o projeto megalomaníaco de Florentino Pérez teve consequências contrárias: muito sonho, pouco resultado. De pouco em pouco, os galáticos foram se desfazendo. Hoje, o excesso de armadores no elenco continua. José Mourinho tem à disposição quatro criadores de jogadores: Xabi Alonso, Granero, Sahin e até mesmo Özil. Porém, estaria disposto a oferecer 40 milhões de euros para tirar o croata Modric do Tottenham. A qualidade do volante é inegável, mas ele seria realmente necessário nessa equipe do Real Madrid? 

Dificilmente um jogador que custa tão caro chega para ser reserva. Como Xabi Alonso é o cérebro da volância, a bomba acabaria caindo em Khedira, que provavelmente seria rejeitado ao banco. Mas isso daria certo? Numa equipe tão cheia de grife, é difícil prestar atenção em jogadores que quase não marca gols e dá assistências. Mas, se for parar para reparar, o camisa 5 é tão importante quanto Xabi Alonso na proposta de jogo do treinador português. O alemão marca, desarma, tem carta branca para chegar à área rival e deixa Xabi menos sobrecarregado na criação de jogadas. É, mal comparando, o Makélélé da equipe atual.

A lateral direita é a maior - e talvez a única, aliás - carência do elenco. Ainda assim, Mourinho prefere não arriscar. Ele não dá margem de erro a esse negócio e só admite contratar o jogador certo. Num mercado tão escasso de lateral direito, é difícil imaginar o Real Madrid gastando dinheiro com algum jogador para o setor. Mou teria ficado satisfeito com a Eurocopa de Arbeloa, com quem não pensa em se desfazer. Lass Diarra seria a solução caseira para substituir o espanhol (até faz sentido porque o francês foi bem jogando na lateral com Mourinho). Na base, um jogador chama a atenção: Juanfran, destaque do Castilla na temporada passada e que apareceu com sobressaliência na partida amistosa contra o Oviedo, semana passada. Carjaval é o canterano mais promissor para a posição, mas rumou para o Bayer Leverkusen, em mais uma pataquada da diretoria merengue com seus canteranos.

Atualmente, todas as especulações da imprensa madrilenha falam em uma contratação para a volância. O alvo preferencial de Mourinho é Modric, mas a negociação não é simples. Axel Witsel é alternativa ideal, só que o Benfica também não está disposto a liberar o belga tão facilmente. Calculista para promover as necessárias mudanças, Mourinho afirmou há duas semanas que o desejo para a temporada é a conquista da Liga dos Campeões. No fundo, ele sabe que está à frente de muitas equipes e que o título europeu bateu na trava na temporada passada. Aliás, uma das missões de Mourinho já foi cumprida: descanbar o Barcelona à nível nacional. Falta a conquista europeia, que transformaria o gajo numa lenda na capital. Seu time está pronto há duas temporadas e não precisa de reparo, sobretudo do meio para frente. Então, para que a contratação de Modric?

5 comentários:

  1. Como Barcelonista, acho que é necessário pros caras sim. Xabi Alonso é uma lesma, em 1 ou 2 anos já estará sendo reserva e deverá ser vendido do Real Madrid pra algum novo rico que quiser ele. Acho que é mais possível ver Khedira e Modric que Modric e Xabi Alonso.

    ResponderExcluir
  2. /\?

    Modric é um puta jogador, um dos melhores meio campistas do mundo. Seria titular fácil, tanto no meio quanto na volancia. Contratação necessária, já que o Sahin deve sair, assim como o Kaká.

    ResponderExcluir
  3. Xabi Alonso lesma.. só rindo aqui... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Se você acha que Kaká e Modric jogam em posições iguais, quem está falando besteiras é você. São posições próximas mas totalmente diferentes, ainda mais em situações arriscadas. Modric é muito mais distribuidor, Kaká é bem mais incisivo. Xabi Alonso é mole sim, há tempos que não tem boa presença no ataque e sua maior virtude é a defesa, o que fará dele obsoleto em pouco tempo. Quando for argumentar uma opinião, tente não usar risadas. Tira toda a seriedade do seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai me desculpar , mas o post que nao tem seriedade aqui é o seu..um camarada falar mal do xabi alonso, que ele sera obsoleto em pouco tempo, que é so defesa..vai assistir uns jogos do real madrid primeiro para depois falar algo...quem tem que correr é a bola , nao o jogador..que time no mundo nao queria xabi alonso no elenco?...é o mesmo caso do xavi..quer dizer entao que o xavi é lento tambem ne? isso nao se chama lento idiota , isso se chama estilo classico de se jogar futebol

      Excluir