terça-feira, 17 de julho de 2012

Início de mandato

Agora é para valer: Tito Vilanova iniciou os treinamentos de pré-temporada e está confiante para a árdua missão de substituir Josep Guardiola (AP Photos)

Começou o trabalho de Tito Vilanova no Barcelona. Com o retorno de boa parte do elenco das férias, o novo treinador iniciou o período de treinamento para a pré-temporada. Do plantel, 13 jogadores estão em Barcelona, incluíndo Messi, Daniel Alves e Villa. A exceção são os jogadores que disputaram a Eurocopa (Víctor Valdés, Xavi, Iniesta, Fàbregas, Piqué, Alba e Afellay), além dos lesionados Thiago Alcântara, Abidal, Adriano, Fontás e Cuenca. Tello e Montoya, com a seleção olímpica espanhola, também não estão disponível. O novo staff, definido por Vilanova, Zubizarreta e Sandro Rosell, já se apresentou e está trabalhando. Passado o período de férias e com tudo internamente resolvido, agora a hora é de resolver os problemas do mercado de transferências. A primeira solução já foi concluída: a contratação de Jordi Alba, que chega para ser o novo dono da lateral esquerda.

O clube passa por apuros para contratar um zagueiro. Thiago Silva, sonho de consumo de Zubizarreta, esteve próximo de um acerto, mas a quantia que o Milan pediu (60 milhões de euros) o Barcelona não estava disposto a pagar. Ainda por cima, viu o PSG atravessar a negociação e confirmar o zagueiro brasileiro. Atualmente, o preferido de Tito e Zubi é Javi Martínez. Porém, o Athletic Bilbao deixou claro que não irá se desfazer de seu polivalente jogador de uma maneira tão fácil. Inicialmente, o clube basco entrou em acordo com os catalães para negociar Javi; contudo, apenas se o Barça aceitasse pagar os 40 milhões de euros de sua rescisão de contrato. Após isso, a diretoria entrou em um dilema: pagar isso tudo em apenas um jogador ou dividir o dinheiro em mais de um? Passa na cabeça de Tito, também, dar mais oportunidades a canteranos, como Bartra ou Muniesa - esse último, aliás, pode estar de saída para o Ajax, por empréstimo de um ano. Mas há outras alternativas. Agger, Vermaelen e até o brasileiro Dedé estão na órbita dos azulgrenás.

No meio-campo, a saída surpresa de Keita foi vista como uma dor de cabeça a mais. Sem um meio-campista que considerava 12º jogador, o treinador mudou de ideia e optou por reforçar também esse setor. Cabaye (Newclaste) e M'Vila (Rennes) são os preferidos de Vilanova, que poderia utilizar Javi Martínez na volância, visto que essa é sua posição de origem. Mas mais uma vez o tapa buraco pode acabar sendo puxado das canteras. Jogadores como Jonathan dos Santos, Sergi Roberto e Illie Sánchez irão sair para a pré-temporada junto com o plantel A para serem testados. Outro ponto positivo é o retorno em definitivo de Fàbregas à posição. Utilizado muitas vezes à esquerda do ataque e até de falso nove com Guardiola - fato que inspirou Del Bosque para a Eurocopa -, é muito provável que Cesc só volte para lá em último caso. O lugar dele, para Tito, é no meio-campo, mais possivelmente no setor de Xavi.

O ataque talvez seja a posição que menos preocupa. Tito confia em Alexis Sánchez, Pedro, Villa e Afellay e não cansa de repetir isso. Além disso, as atuações positivas de Deulofeu na Eurocopa Sub-19 pode ser um trunfo ao longo da temporada. O jovem, essencial para o Barcelona B, ficará boa parte do tempo na filial, mas pode ser opção em caso de lesão, como Tello e Cuenca em 2011/2012. A esperança é de que Messi continue brilhando. Fernando Signorini, preparador físico do argentino desde 2009, afirmou que o mundo presenciará a melhor versão de La Pulga nesta nova temporada. E, a bem da verdade, o camisa dez parece estar com bastante ganância. Após a falha no momento mais crucial da temporada passada, Messi se juntou mais cedo do que o necessário com o elenco para os treinos de pré-temporada. Signorini, aliás, mostrou-se bastante surpreso com a forma física do argentino, a melhor possível mesmo após um bom período de férias.

Na parte tática, haverá algumas mudanças. A principal dela é a não utilização do 3-4-3, que Guardiola tanto tentou implantar na equipe ao longo de 2011/2012. As variações táticas ao longo das partidas também não deverão serem vistas. Tito Vilanova quer o jogo centrado nos flancos, com o uso de bastante infiltrações por parte dos dois jogadores de lado do campo, que deverão se revezarem bastante a fim de surpreenderem o adversário, e mais chutes a gol dos jogadores que vêm de trás. A aproximação de um futebol forte semelhante ao do início da era Guardiola é a principal missão que ele quer atingir. A primeira temporada sem o treinador mais vitorioso da história do clube poderia, no papel, ser um desastre, mas o grupo está com Tito, e ele é o nome mais ideal para substituir seu amigo. Será o início de mais uma nova era vitoriosa no Barcelona?

2 comentários:

  1. Acho que o Barcelona tem tudo pra continuar forte nessa temporada. O time ainda pode melhorar se buscar um zagueiro, há opções além de Javi Martinez. O Barça, por sinal, precisa parar de priorizar contratações de jogadores espanhóis, que nem sempre são as melhores escolhas.
    Aproveito pra dizer que sou um grande fã do seu blog, que me inspirou a criar o meu próprio, inclusive. Se você pudesse fazer uma visita lá ficaria muito agradecido.

    http://bolanooctogono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Opa, valeu, Henrique.

    É uma honra.

    Pode deixar que eu irei visitar seu blog.

    Abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir