terça-feira, 29 de maio de 2012

Minha cantera também é de ouro

 Canteranos merengues brilham na equipe Castilla e levam filial à Liga Adelante. Prova de força das canteras do Real Madrid, que mostra que também cria, assim como o rival Barcelona (reuters)

Por André Augusto, originalmente do site Olheiros, especializado em divisões de base

No último domingo, o Real Madrid Castilla, time "sub-20" do Real Madrid, derrotou o Cádiz por 5x0 e confirmou o acesso à Liga Adelante. Um acesso que havia sido praticamente sentenciado há duas semanas, no jogo de ida em Alicante, quando os jovens se impusseram na casa do adversário em ganharam por 3x1. Uma geração promissora, apoiados pelos atacantes Joselu, Morata e Jesé, responsáveis por 43 dos 77 gols da equipe B do Real no Grupo 1 do torneio. O bom desempenho deixa a equipe do técnico Alberto Toril próximo ao segundo escalão do futebol ibérico, o que não acontece desde a temporada 2006/07. Porém, de acordo com a política “galáctica” da última década, os jovens terão que ter muita paciência para ter a chance de alinhar ao lado de crias oriundas da base no atual campeão de La Liga, como Casillas, Arbeloa, Granero e Callejón.

O último acesso do Castilla para a segunda divisão, em 2004/05, trouxe uma geração de bons jogadores. Arbeloa, Soldado e Negredo (então reserva do atual goleador do Valencia) servem a Fúria com regularidade, enquanto Juanfran, Jurado e Javi García acabaram por se tornarem peças importantes em seus atuais clubes. Selecionáveis ou não, o crescimento daquela geração tem um ponto em comum: ela aconteceu bem longe do Santiago Bernabéu.  Mesmo entre os que “vingaram” no Real, há ressalvas. Excetuando Casillas, de carreira precoce e ininterrupta na meta blanca desde 2000, Arbeloa, Granero e Callejón passaram muito tempo fora do clube. Enquanto o lateral-direito rodou por La Coruña e Liverpool, Granero passou três temporadas no Getafe e Callejón – mesmo reserva, foi o quarto artilheiro da equipe na atual temporada, com 14 gols – evoluiu no Espanyol. Todos foram vendidos e recomprados pelo Real, já com a devida valorização.

Durante a estadia na Liga Adelante, a lista dos que vingaram sem vestir a mítica camisa merengue aumenta: o lateral-esquerdo brasileiro Filipe Luís, campeão da Liga Europa com o rival Atlético, o buscou no La Coruña, após um ano com o Castilla. Já Juan Mata, peça primordial do Chelsea campeão da LC, também era integrante do elenco rebaixado à Segunda Division em 2006/07. Ali, foi o vice-artilheiro daquela equipe com nove gols, atrás de Negredo, com 18. A dupla, que não fez um jogo sequer pelo Real Madrid, soma quase 40 milhões de euros em suas últimas transferências, enquanto o artilheiro foi vendido pelos merengues ao Sevilla por 15 milhões de euros. Também sem defender a equipe profissional.

Voltando ao presente, a história tem tudo para se repetir com Joselu. Artilheiro do Grupo 1 com 18 gols, o atacante de 22 anos fez uma única aparição com a equipe de José Mourinho, contra o Ponferradina, em dezembro de 2011, pela Copa do Rei – onde marcaria seu primeiro gol. Revelado no Celta de Vigo – no qual já debutou como profissional, em 2009 -, já foi emprestado à ex-equipe e não parece vislumbrar futuro no Bernabéu, com o intocável Cristiano Ronaldo no ataque, além de Higuaín e Benzema como opções imediatas. Morata e Jesé, ambos de 19 anos, também devem esperar bom tempo, assim como o meia Alex e o lateral Dani Carvajal, também apontados como destaques do Real B.

A exemplo do arquirrival Barcelona, o Real Madrid é grande fornecedor de talentos para as seleções espanholas de base. Porém, o trabalho de transição ao time profissional ainda é diametralmente oposto quando comparados. E dadas as especulações de reforços caríssimos aos cofres do Real para a próxima temporada, a situação parece longe de mudar aos futuros talentos da cantera de Valdebas.

PS: Quem irá acompanhar o Castilla na segundona da próxima temporada é o Mirandés. A simpática equipe que surpreendeu o futebol espanhol ao chegar ate as semifinais da Copa do Rei fecha a temporada com chave de ouro. Falamos um pouco mais do clube de Miranda no início do ano. Leia clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário