sexta-feira, 4 de maio de 2012

20ª rodada: Pesadelo próximo do fim

 Enquanto o Villarreal praticamente garantiu a permanência, Sporting Gijón fica próximo do retorno à Liga Adelante, quatro anos depois (AS)

Sporting Gijón 2x3 Villarreal
A temporada de pesadelo do Villarreal está chegando ao fim. A duas rodadas do término, o Submarino Amarelo conseguiu vitória importante diante de um adversário direto na luta contra o rebaixamento. Nas Astúrias, os amarillos se impusseram ante o Sporting Gijón, praticamente condena o rival à Liga Adelante e ficam a um empate de garantir oficialmente a permanência na elite espanhola. Os dois próximos adversários da equipe treinada por Manuel Lotina exigirá concentração: no próximo sábado, vai ao Mestalla visitar o Valencia no dérbi da Comunidade Valenciana, enquanto uma semana depois fecha a Liga diante do Atlético de Madrid, praticamente com a gordura gasta três dias após pegar o Athletic Bilbao na final da Liga Europa. Os gijoneses encaram Real Bétis e Málaga.

Athletic Bilbao 0x3 Real Madrid
A Liga BBVA conheceu, oficialmente, seu campeão da temporada. Sem cerimônias, o Real Madrid foi ao País Basco para ratificar por que mereceu ganhar o título. Jogou concentrado, impondo pressão física durante todo o primeiro tempo e não deixou o Athletic trocar passes. Higuaín, provavelmente de saída do clube, repetiu 2008. À época, no jogo do 31º título merengue contra o Osasuna, El Pipita foi o responsável pelo gol da virada na noite chuvosa de Navarra. Com a taça garantida, resta aos merengues um último objetivo: ver Cristiano Ronaldo ser o Pichichi histórico da competição, na disputa eletrizante contra Lionel Messi.

Barcelona 4x1 Málaga
Por sua vez, o argentino deu um importante passo para conquistar o prêmio e a chuteira de ouro. No retorno ao Camp Nou uma semana depois da noite trágica contra o Chelsea, La Pulga anotou um hat-trick, chegando a 46 gols na Liga, dois a mais que o português. Na temporada, são 68, o que vale para o camisa 10 pulverizar mais um recorde: ultrapassou Gerd Müller e tornou-se o maior artilheiro da história do futebol europeu numa única temporada. Não foi só Müller que foi deixado para trás. Ao marcar o doblete, Messi ultrapassou o maior número de gols de Pelé num único ano. No lado blanquiazul, serviu de consolo a derrota do Levante, que ainda deixa a equipe na zona de LC.

Valencia 4x0 Osasuna
O Valencia aproveitou a chance dada e, enfim, garantiu sua vaga na próxima Uefa Champions League. A rodada favorável pelas derrotas de Levante e Málaga caiu como uma bênção no Mestalla. Seis pontos à frente do Levante, pode ser alcançado pelo rival nas duas rodadas finais, em caso de hipotéticas derrotas nos jogos restante, porém leva vantagem no confronto direto. Agora, falta dar o passo final: cravar o terceiro lugar e evitar a fase prévia da maior competição de clubes do planeta. O jogo desenrolou-se de maneira curiosa. Até os 37 minutos do segundo tempo, estava apenas um a zero Valencia e com o Osasuna pressionando. Contudo, a expulsão de Lekic condicionou o jogo à goleada blanquinegra. Jonas, duas vezes, e Aduriz marcaram nos minutos finais.

Zaragoza 1x0 Levante
Em situações opostas, quem comemorou foi aquele da parte debaixo. Ainda na zona de rebaixamento, os maños vivem uma ilusão. Conquistaram mais três importantes pontos e colocam toda a pressão do mundo ao Rayo Vallecano. O já rebaixado Racing Santander no La Romareda e o Bétis, que não briga por mais nada, no Villamarin são os adversários finais do time blanco, naquela que pode ser a remontada mais sensacional já vista no campeonato espanhol. Manuntenção ou não, Manolo Jiménez merece todos os créditos. Sua ida a Aragão deu novo gás ao time. Antes desacreditado, o treinador fez valer a fé dos aficionados. Enquanto isso, o Levante sentiu a falta de Barkero e Koné e viu uma rodada ser jogada fora. Agora, tem Mallorca e Athletic Bilbao pela frente para tentar uma sonhada vaga na UCL.

Atlético de Madrid 1x1 Real Sociedad
Na final da Liga Europa, o Atlético de Madrid ainda sonhava com a vaga na Liga dos Campeões. Porém, o último ato de esperança esvaziou-se quando Vela marcou o gol de empate da Real Sociedad nos minutos finais. O empate foi até injusto pelo futebol que as duas equipes exerceram. Os rojiblancos inexistiram e viram uma Real Sociedad, mais leve e menos pressionada após garantir a permanência na Liga, jogar com velocidade e boa troca de passes. Simeone saiu do Calderón decepcionado pois viu que a última garantia de ir à principal competição europeia não foi aproveitado. Se você prioriza uma competição importante, é precisa entrar em campo com atenção. Não foi o que aconteceu com os colchoneros.

Granada 2x1 Espanyol
O Nuevos Los Carménes tem um novo ídolo: Odion Ighalo. O nigeriano entra para a galeria de salvadores de heróis do Granada e crava seu nome no hall da fama do clube. Seus dois gols numa sequência de cinco minutos definiram o futuro dos andaluzes, que irão jogar a Liga BBVA na próxima temporada novamente. Ighalo já havia marcado no gol que levou os rojiblancos à Liga Adelante e no gol histórico na temporada passada que confirmou o acesso à elite. Decisivo é seu apelido. O Espanyol, em queda livre, só tem o que lamentar. A duas rodadas do fim, até uma vaga na Liga Europa tornou-se tarefa árdua.

Sevilla 1x2 Bétis
Um dos dérbis mais sem aspirações nos últimos anos teve vitória verdiblanca em pleno Sánchez Pizjuan. Já com a permanência garantida, restou aos verderones atrapalhar os planos do rival, que ainda briga por Liga Europa. O triunfo foi extremamente merecido e evidenciou novamente a temporada insossa dos nervionenses. Enquanto o Bétis apostou no trabalho em equipe, o Sevilla só apareceu em jogadas de Jesus Navas pela direita ou em chutes esporádicos de Negredo, que foi do céu ao inferno. Às vésperas da Eurocopa, o atacante marcou novamente, mas foi expulso no segundo tempo por falta desnecessária e infantil em Nelson. No lado verdiblanco, todas as menções vão a Beñat. O Rei de Faltas da Espanha fez mais uma vítima. Duas magníficas cobranças venceram o segundo melhor goleiro do campeonato, Javi Varas. E, de uma hora para outra, o Bétis pode terminar à frente do rival estadual na tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário