domingo, 11 de abril de 2010

O título está mais perto

Jogadores do Barça comemoram: é bí-campeão? (marca)

Durante a semana, os principais jornais da Espanha davam o confronto entre Real Madrid e Barcelona, como o "confronto do milênio". Alguns torcedores dizem que o Barcelona foi fazer o reconhecimento do gramado do Santiago Bernabéu, palco da grande final da Liga dos Campeões desta temporada.

Os dois times vieram a campo com a escalação, na prática, bem fraca. Pelo lado merengue, Pelegrinni optou por van der Vaart no lugar de Kaká, novamente fora por lesão. Como companheiro de Xabi Alonso, o chileno preferiu o criticado Gago do que um dos Diarra (Lassana e Mahamadou). Na frente, a dupla que vem encantando os torcedores madridistas não decidiu. O Barcelona entrou com uma tática e uma escalação bem diferente da que vem jogando. Durante este semestre, o Barça passou do 4-1-2-3 para o 4-1-2-1-2, com Messi vindo de trás dos atacantes. Ontem, Guardiola entrou com um "defensivo" 4-1-4-1, com Pedro e Messi revenzando no ataque. A tática, que tinha tudo para dar errado, deu muito certo.

Busquets, Keita e Xavi, principalmente, acabaram com o meio-campo blanco. Maxwell anulou Higuaín na primeira etapa, quando jogou de lateral esquerdo, e Puyol na segunda, quando jogou na posição do brasileiro, que foi adiantado pra frente. Piqué e Daniel Alves tiveram um pouco de trabalho, mas cuidaram direitinho de Cristiano Ronaldo. E Messi e Pedro fizeram o que Guardiola queria dos dois: bola na rede.

Quem resolveu colocar a partida no bolso desta vez não foi Messi, mas Xavi. O jogador de Terrasa comandou todas as ações culés. Além das duas assistências para os gols de Messi e Pedro, respectivamente, o catalão deixou o melhor jogador do mundo duas vezes na cara de Casillas para marcar o terceiro e o fechar o caixão madrileño.

O jogo começou bem parelho, com o Real Madrid apostando na velocidade de Cristiano Ronaldo e Marcello, que deu um trabalho a mais para Daniel Alves, mas chegava sem sucesso no gol de Victor Valdés. O Barcelona começou a aparecer pro jogo e Mejuto González deixou de marcar um pênalti de Albiol em cima de Messi. Em um lance isolado no meio, Mejuto errou novamente ao deixar de dar o segundo cartão amarelo para Xabi Alonso, que botou a bola na mão mascaradamente, e, ainda por cima, amarelou Xavi por reclamação. Na jogada seguinte, Pedro bateu falta rápida para Messi, que saiu correndo pelo meio, tabelou com Xavi, dominou na área cortando Albiol e esperou Casillas cair para chutar de direita e abrir o placar. Na comemoração, Messi saiu mostrando o escudo do Barça para os ultrás madridistas que estavam atrás do gol.

O gol foi sentido pelo Real Madrid. Com Higuaín isolado e Cristiano Ronaldo pouco inspirado, os madrileños sofreram novamente com o talento da equipe rival. As chances do Real Madrid eram raras e não deixaram Victor Valdés assustado.

Mais um gol e festa

Pedro, o coadjuvante, marcou o segundo e liquidou a fatura (EFE)


A segunda etapa não foi muito diferente. As principais oportunidades de mudar os números do placar era blaugrana. Pelegrinni demorou muito para mexer no time, e colocar Guti em campo. O Barça ficou um bom tempo trocando passes e colocando os merengues, até que Busquets, pressionado por Gago e Xabi Alonso, perdeu a bola e o Real Madrid saiu em um contra ataque. O argentino virou na esquerda para Cristiano Ronaldo, que invadiu a área e bateu em cima de Victor Valdés. Após a chance clara de empate do Real Madrid, o Barça foi pro ataque e matou a partida. Aos 11 minutos, Xavi deu passe longo para Pedro, que ganhou na velocidade de Arbeloa e com a canhota chutou cruzado sem chances para Casillas: 2 a 0.

Foi aí que Pelegrinni resolveu mudar e botou Guti em campo no lugar de Marcello. Com o espanhol, o toque de bola do Real Madrid melhorou muito e por pouco Higuaín não diminuiu em um chute cruzado. Com a vantagem de dois gols, o Barcelona apenas segurou a posse de bola e esperou o tempo passar. Em contrapartida, o Real Madrid abusou da virilidade para tentar parar as jogadas de velocidade do arquirrival. Messi ainda teve duas oportunidades para transformar o placar em goleada, no entanto, desperdiçou. Pelegrinni ainda botou Benzema, no lugar de um Higuaín muito apagado, e Raúl. O francês demonstrou que está muito fora de forma e ficava em impedimento quase sempre. No final, Raúl ainda marcou um gol, mas Benzema tinha dominado a bola com as mãos.

Pós-jogo
Após o jogo, os jogadores do Real Madrid mesmo desanimados ainda mostraram confiança em tentar vencer a 32ª liga. Albiol foi sincero e falou que o Barça é superior ao Madrid. Pep Guardiola manteu um pouco a euforia e manteu um discurso humilde: O Barça ganhou uma partida e não um campeonato. Já Messi deixou claro: O Barça é superior a qualquer time! A imprensa madrileña, só restou reconhecer a superioridade catalã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário