sexta-feira, 23 de abril de 2010

A consagração de Raúl

Em Agosto de 1997, o Real Madrid conquistou a Supercopa da Espanha, após derrotar o Barcelona por 5 a 3, com 3 gols da, até então, promessa Raúl. Nessa temporada chegou ao clube, procedente do Real Zaragoza, o jovem atacante Fernando Morientes, que fez junto com Raúl, a dupla de ataque após algumas temporadas. Com seu novo treinador, o alemão Jupp Heynckes, Raúl não teve uma posição "fixa" em campo, devido as suas constantes trocas no time titular.

Na primeiro ocasião, foi posicionado como um meia central, vindo de trás da dupla Suker-Mijatovic, e foi assim até o último caminho da temporada. Apesar da titularidade, não rendeu como suas anteriores temporada, devido a fraca condições físicas provocadas pela pubalgia, que arrastava desde a pré-temporada.

Após ficar alguns meses fora, Raúl voltou as atividades com os merengues, mas não alcançou um bom número de gols na Liga BBVA 1997-98 (apenas 10 gols). Em contraste, fez um boa Uefa Champions League e se consagrou nas classificações do Real contra Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund. O Real Madrid chegara a sua primeira final de Champions em três decadas. No dia 20 de Maio de 1998, Raúl conquistou sua primeiro UCL, sétima do Real Madrid, quando os blancos impulseram 1 a 0 na Juventus, em Amsterdan.

Escalação da final da LC de 97-98, entre Real Madrid e Juventus. Olha o Raúl alí...

No início da nova temporada, os blancos perderam a Supercopa da Europa ante o Chelsea por 1 a 0, em Mônaco, trás a estréia do holandês Guus Hiddink na direção técnica. Contudo, foi no dia 1 de Dezembro de 1998, que Raúl se consagrou de vez para o futebol. O Real Madrid venceu o Mundial Interclubes contra o Vasco da Gama por 2 a 1, e Raúl foi eleito o homem da final. Na partida, Raúl marcou o segundo gol, após uma linda jogada individual, batizada com o “gol de aguanís”. Para o próprio Raúl o gol marcado por ele contra o Vasco, foi um dos mais bonitos de sua carreira futebolística. Nessa temporada, Raúl registrou seu melhor ano até o momento, apesar da irregularidade que a equipe madrileña mostrou durante o campeonato. Com 25 gols em 37 partidas, finalizou a Liga como o pichichi do torneio, superando Rivaldo (24) e o argentino Claudio López (21), do Valencia. Foi o primeiro Trofeu Pichichi que Raúl ganhou em sua carreira. A temporada 98-99 foi, de fato, a da consagração de Raúl pro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário