O jogo, previsto para as 16h (horário de Brasília), acabou sendo atrasado em mais de dez minutos em função da polêmica causada pela mensagem das camisas dos jogadores do Almería, com as palavras “Fuerza Chile”. A Real Federação Espanhola de Futebol não havia sido comunicada sobre as "boas intenções" dos donos da casa, e só depois do aval da entidade a partida pôde começar. Prevaleceu o bom senso e o árbitro autorizou a entrada dos jogadores com a frase em homenagem às vítimas da tragédia ocorrida no país sul-americano. Como de costume, o Barcelona procurou valorizar a posse de bola desde o início. Com Pedro de titular e Messi jogando mais centralizado, a primeira grande chance de gol apareceu por meio de uma jogada do argentino por este setor. Depois de uma boa troca de passes, Messi encontrou Pedro dentro da área. O atacante cruzou para Ibrahimovic, que foi impedido de finalizar para o gol em função do rápido corte da defesa do Almería. Victor Valdés também precisou trabalhar, após forte chute de esquerda do também brasileiro Guilherme, ex-Vasco da Gama. Lateral esquerdo de origem, o jogador atuou pela meia e apareceu bem nos escassos ataques dos anfitriões. De tanto insistir e rondar a área adversária, o Barcelona chegou ao “suado” gol de empate através da genialidade de Lionel Messi. Aos 42min, o argentino cobrou falta com perfeição por cima da barreira e deixou Diego Alves sem reação, chegando ao 18º gol na competição e se isolando na artilharia do Espanhol. Na segunda etapa, a situação permaneceu a mesma, com o Barcelona todo no campo adversário, mas encontrando dificuldades para quebrar a retranca do Almería. O time anfitrião, por sua vez, quando chegava ao ataque era sempre perigoso. E um uma rápida jogada de contra-ataque, Guilherme recebeu pela esquerda e tentou o cruzamento, rasteiro; Puyol tentou cortar e mandou direto para o próprio gol, colocando o Almería novamente na frente. O Barcelona viu a derrota ainda mais de perto quando Ibrahimovic, ao acertar um defensor do Almería sem bola, foi mais cedo para os vestiários. Porém, Messi mais uma vez voltou a ser decisivo. Após cruzamento de Pedro pela direita, o brasileiro Guilherme afastou de cabeça para o meio da pequena área; oportunista, o argentino bateu de primeira e deixou tudo igual, ampliando ainda mais sua vantagem na artilharia (19 gols). Curiosamente, a inferioridade numérica fez bem ao Barcelona, que passou a chegar com mais perigo do que quando tinha onze jogadores. Messi continuou tentando, e Diego Alves, brilhando. O goleiro salvou mais dois chutes perigosos do argentino e segurou o empate.
La Coruña e Tenerife abriram um pouco mais cedo a 25ª rodada. De virada, Juan Rodríguez, Guardado e Colotto garantiram a vitória para os donos da casa no estádio Riazor por 3 a 1. O resultado leva a equipe do brasileiro Filipe Luís – que segue se recuperando de lesão no tornozelo – à quinta colocação na tabela, com 41 pontos, ultrapassando o Mallorca na classificação e mantendo-se na zona da Liga Europa.
O Real Madrid deu neste sábado mostras de que realmente pode tirar o título desta temporada do atual campeão espanhol. Depois de sofrer dois gols – após falhas individuais de Xabi Alonso e Casillas -, a equipe merengue demonstrou uma reação incrível e virou para cima do Sevilla, aos 47min do segundo tempo, garantindo a vitória por 3 a 2 e levando ao delírio os torcedores presentes no estádio Santiago Bernabeu. Com o resultado, o Real Madrid finalmente alcança o Barcelona, que apenas empatou com o Almería em 2 a 2, um pouco antes, e passa a dividir a liderança do Campeonato Espanhol com o rival– ambos somam 62 pontos na classificação. Os Merengues, porém, levam vantagem sobre o rival nos critérios de desempate. Já o Sevilla deixa de assumir a terceira colocação, atualmente defendida pelo Valencia, e pode ver a vaga direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões mais distante caso o rival supere o Racing Santander, na segunda-feira. Agora empatados em pontos e dando demonstrações de que vão brigar pela liderança a cada rodada, Real Madrid e Barcelona prometem um clássico com ares de decisão para o próximo dia 10 de abril, no Santiago Bernabeu. Caso as duas equipes empatem em pontos ao final do Espanhol, o confronto direto - primeiro critério de desempate - irá definir o campeão, tornando ainda mais importante o jogo entre merengues e catalães (no primeiro turno, o Barcelona venceu o Real Madrid por 1 a 0, no Camp Nou).
O Athletic Bilbao conseguiu neste domingo seu grande objetivo para esta rodada: se aproximar do "pelotão de frente" do Campeonato Espanhol. Jogando diante de sua torcida, em Bilbao, os anfitriões contaram com dois gols do espanhol Toquero para vencer o Valladolid por 2 a 0 e subir na tabela, restando 13 partidas para o fim da competição. O triunfo deste domingo, o quinto consecutivo em casa, leva o Athletic Bilbao aos 40 pontos na classificação do Espanhol, ficando a apenas um da zona de classificação para a Liga Europa e a três do grupo que garante vaga na Liga dos Campeões. Pior para a equipe do Valladolid, que segue na vice-lanterna com apenas 20 pontos ganhos. O meio-campo Toquero foi o grande destaque da partida. Aos 26min do primeiro tempo, o jogador se antecipou à defesa adversária em cobrança de escanteio e cabeceou para o gol. Apenas dez minutos depois, novamente Toquero ampliou após aproveitar vacilo da defesa do Valladolid, invadir a área e tocar na saída do goleiro.
Na cidade de Málaga, o time da casa foi surpreendido pelo lanterna Xerez e perdeu por 4 a 2. Porém, mesmo com a vitória, os visitantes seguem isolados na última colocação do Espanhol, com 15 pontos, a cinco de distância para o Valladolid, vice-lanterna. Já o Mallorca teve vida fácil diante de sua torcida e bateu o Sporting de Gijón por 3 a 0, chegando aos 43 pontos e empatando com o Sevilla na tabela.
Outras duas partidas terminaram sem gols neste domingo. Fora de casa, o Villarreal do brasileiro Nilmar ficou no 0 a 0 diante do Espanyol, mantendo a nona colocação, com 33 pontos. Na cidade de Pamplona, Osasuna e Getafe também não balançaram as redes. Apesar de apenas um ponto conquistado, o Osasuna subiu duas posições na tabela e pulou para décimo, com 31 pontos, enquanto o Getafe segue em oitavo, com 34.
Com campanhas totalmente irregulares no Campeonato Espanhol, mas vindo de vitórias na última rodada, Zaragoza e Atlético de Madrid apenas empataram por 1 a 1 neste domingo, no estádio La Romareda, em Zaragoza. Os anfitriões abriram o placar logo no começo do jogo, mas o time de Madrid não se entregou e conseguiu o empate no último minuto. Com o brasileiro Edmilson (ex-Palmeiras) entre os titulares, o Zaragoza abriu o placar logo aos 7min de jogo. O zagueiro Jirí Jarosik aproveitou cruzamento de Gabi após rebote de cobrança de escanteio e mandou de cabeça para o gol. A vantagem no placar não fez com que o time da casa diminuísse o ritmo, sendo quem criou as melhores chances na primeira etapa, com quatro chutes a gol, contra nenhuma do Atléti. Na segunda etapa, a partida ficou mais equilibrada, e a superioridade do Zaragoza não era mais a mesma. Porém, foi somente no último minuto de jogo que o Atlético de Madri conseguiu marcar o seu na partida. Assistido por Jurado, após cruzamento, Ibrahima Balde marcou de cabeça. Enquanto o Atlético de Madrid subiu para 31 pontos, ficando na 11ª colocação, o Zaragoza segue próximo à zona de rebaixamento, com 25.
Jogando em casa, pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol, o Valencia não saiu do 0 a 0 contra o Racing Santander, mas se manteve isolado na terceira posição da tabela. O empate sem gols, que fechou a rodada do campeonato, deixou o Valencia com 47 pontos, 15 a menos do que os líderes Real Madrid e Barcelona. Mesmo com poucas chances de título, o Valencia abriu quatro pontos sobre Sevilla e Mallorca e fica mais próximo de uma vaga na próxima Liga dos Campeões. O Racing Santander segue na luta contra o rebaixamento. Atualmente o time está na 16ª posição, com 26 pontos, seis a mais do que o Valladolid, primeiro time na zona de descenso.
Texto escrito com parceria de Cláudio Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário